sábado, 11 de abril de 2015

Um bom conselho: ouvir mais do que falar


Nos últimos dois anos, eu compartilhei alguns dos melhores conselhos que já recebi de minha mãe e de meu mentor de negócios, Sir Freddie Laker. Este ano, eu resolvi compartilhar uma dica simples a partir de uma outra pessoa que teve um impacto enorme sobre a minha vida - o meu pai.
Quando eu cresci nossa casa era sempre um burburinho de atividades, com a mamãe sonhando com novos esquemas empresariais por todos os lados, e eu e minhas irmãs correndo desordenadamente. Provavelmente eu poderia ser encontrado ajudando Mum com um novo projeto ao mesmo tempo em que me encontraria do lado de fora da casa subindo em uma árvore. No meio de toda a diversão e caos, papai sempre foi, uma influência calmante de apoio para todos nós. Ele não era calmo, mas ele não era um falador frequente como o resto de nós. Ele era um maravilhoso ponto de equilíbrio, e nós sempre soubemos que poderíamos contar com ele, não importa para quê.
Dentro deste apoio discreto papai mostrou-me uma de suas melhores peças e mais simples conselhos: ouvir mais do que falar. Ninguém consegue aprender algo,ouvindo a si mesmo falar. Onde quer que eu vá, eu tento passar o máximo de tempo possível ouvindo as pessoas que eu encontro. Tenho a sorte de viajar muito e me deparar com personagens fascinantes de todas as esferas da vida. Enquanto eu estou sempre feliz em compartilhar minhas experiências com eles, seria tolo se eu não ouvisse o que eles dizem.
É uma das razões pelas quais eu sempre levo um pen drive e um notebook, para não mencionar um iPad, onde anoto a interpretação do que ouço. Você nunca sabe o que você pode aprender simplesmente ouvindo as pessoas ao seu redor. Quer se trate de um atendente em um trem, um engenheiro debaixo de uma nave espacial, de um representante de serviço ao cliente em um computador, estou infinitamente surpreendido por tudo que é novo e por informações úteis que eu possa reunir apenas mantendo meus ouvidos abertos.
Eu às vezes me deparo com pessoas no mundo dos negócios, que especialmente tiverem a sorte de ter algum sucesso e que gostam muito de suas próprias vozes. Depois de oferecerem sua opinião se desligam do que os outros estão dizendo, seja com um aceno superficial ou brincando com seu telefone, ao invés de fazer contato com os olhos e ser realmente envolvente. Por outro lado, os empresários mais bem sucedidos que eu conheço todos têm excelentes habilidades de escuta em comum.
Eu presumo que quem opta por não ouvir deve pensar que já aprendeu tudo o que há para saber. Seguindo o conselho do meu pai, eu gosto de conviver em um círculo que representa tudo o que eu poderia aprender.
O que eu conheço pessoalmente pode ser considerado um ponto tão minúsculo que não poderia ser visto. O que a humanidade aprendeu coletivamente representa uma pequena marca dentro deste conjunto. Tudo o que nós todos temos que aprender no futuro iria ocupar o resto do espaço. É um grande universo, e todos nós estamos aprendendo mais sobre ele todos os dias. Se você não está ouvindo, você está perdendo alguma boa oportunidade.

Referência: Richard Branson - Fundador do Virgin Group - Linkedin 

Nenhum comentário: