quinta-feira, 26 de março de 2015

Um texto bem elaborado pode construir autoridade para sua marca


Neste artigo você vai aprender ...
  • Como ser coerente com o seu tom de voz
  • Como a emoção pode ajudar a melhorar a sua autoridade
  • Manter o diálogo não significa ser profissional

Quando você torna sua marca reconhecida como uma autoridade, você avança nos negócios, tanto para produtos, como para serviços em seu setor; você pode ser mais seletivo com relação aos clientes, e pode cobrar taxas mais elevadas que reflitam os seus conhecimentos.
Quando ouvimos a expressão "autoridade da marca", geralmente pensamos em relações públicas,  marketing online ou offline, falar em público, escrever livros, ser entrevistado. Dar atenção ao que você diz é, sem dúvida, importante, mas muitas vezes a forma como você diz é que estabelece a sua verdadeira credibilidade como autoridade com sua marca.
Ao seguir estes quatro passos, você vai descobrir o quão eficaz seus direitos autorais podem representar na construção da autoridade da sua marca.
1. Seja consistente em seu tom de voz
Todas as empresas têm um certo tom de voz. Você vai ouvi-lo nos materiais de marketing, blogs, vídeos do YouTube e mensagens na mídia social. A maneira como as empresas "conversam" pode determinar se os outros querem fazer negócios com elas, e é por isso que as empresas devem estabelecer o tom de voz correto e mantê-lo consistente.

Consistência em tom de voz gera familiaridade, que por sua vez cria confiança e, finalmente, a autoridade da marca. Aqui estão três dicas para garantir que você mantenha o tom de sua marca de voz consistente:
  1. Define-o. Como você quer retratar a sua voz para o seu público? Você é uma empresa de ponta, capaz de focar na obtenção de resultados? Ou você é uma nova startup pensando em agitar a sua indústria?
  2. Possua-o. Uma vez que você saiba como você quer que sua marca soe, tome posse dele usando esse tom em todos os seus materiais de marketing.
  3. Incentive-o. Crie um guia de estilo e distribua-o para todos os seus redatores e editores para que todo mundo siga as mesmas diretrizes. Você também pode fornecê-lo a agências externas que estejam trabalhando para você, assim como para aqueles que queiram postar como convidados em seu blog.
2. Faça-o cada vez mais, emocional
A maioria das pessoas pensam que podem decidir com quem fazer negócios com base na razão e na lógica. Embora o pensamento racional não tenha influência sobre as nossas decisões, nossas emoções, finalmente, definem o caminho.
Pesquisas sugerem que as respostas emocionais a um trecho de um texto tem mais influência sobre as nossas decisões do que o conteúdo real do texto em si . De fato, na publicidade impressa, nós somos duas vezes mais propensos a comprar de uma marca que apela para as nossas emoções do que daquelas que não o fazem.
As três etapas a seguir podem ajudar a garantir que você tire o máximo de emoção em seus direitos autorais para estabelecer sua autoridade de marca:
  1. Utilize gatilhos emocionais. Procure atingir o centro de coração de seus clientes, apelando para as suas emoções mais fortes e procurando atingir as necessidades e desejo deles. Algumas de nossas emoções mais fortes são de valor, confiança, medo, culpa, competição, pertença, e prazer.
  2. Use manchetes intrigantes. Cada anúncio de sucesso, artigo, blog, e-mail começa com um título forte. Pense sobre quais palavras vão incentivar o público a ler e a ficar preso ao conteúdo de seu texto.
  3. Inclua uma chamada à ação. Tendo construído toda aquela emoção, você vai querer dirigir seus clientes para cumprir uma ação específica que você quer eles façam, qual seja, fazer uma compra ou subscrição de um boletim informativo.
3. Mantenha um estilo de conversação
Construir a autoridade de sua marca envolve um certo profissionalismo, mas isso não significa que seu texto precisa ser cheio de frases cansativas e palavras obscuras. Se você quer se destacar da multidão, o seu texto precisa falar com as pessoas de uma forma que eles possam se relacionar com você.
Ao elaborar o seu texto, escreva da forma como você falaria com um amigo diretamente e destaque os principais pontos de sua mensagem. Você pode manter sua conversação, seguindo estas três dicas:
  1. Leia seu texto em voz alta. Ouvir sua voz falando sobre seu texto pode ajudá-lo a reconhecer as eventuais deficiências, incluindo um tom incorreto da voz ou uma estrutura confusa.
  2. Use frases curtas. Quanto menor a frase, mais legível o texto. Se você pode dizer o que deseja em uma frase, por que usar três?
  3. Uma ideia de cada vez. Manter cada ponto que você quer enfatizar no espaço de um parágrafo ajuda a transmitir  suas mensagens de forma mais clara e faz o seu texto mais digerível.
4. Faça com que pareça fácil
Pense em como as marcas mais bem sucedidas se apresentam ao público. Será que eles fazem questão de constantemente lhes dizer o quão duro eles trabalham para se tornarem uma empresa confiável?
As marcas mais bem sucedidas fazem com que pareça fácil. Sem dúvida um grande esforço se passa por trás das cenas, mas o público vê apenas o produto acabado, apresentado de uma forma aparentemente sem esforço.
Se a sua marca aparece para o público como forçada, demasiadamente voltada para a venda, ou complicada, você vai verificar que é difícil atrair o tipo de lealdade do cliente que as marcas de autoridade já têm. As três ações a seguir podem ajudá-lo a fazer a sua redação parecer fácil:
  1. Use pontos e listas numeradas. Quebrar o seu texto em pequenos pedaços digeríveis é uma maneira infalível para simplificar a mensagem da marca. As pessoas são automaticamente atraídas para textos que se destacam em uma única página.
  2. Comece com uma linha de abertura forte. Use a primeira linha em seu texto para fazer uma declaração ousada, que mostre a seus leitores que você sabe o que está falando.
  3. Termine com um resumo. Resumindo os pedaços de informação mais importantes no final de seu texto pode ajudar a fortalecer o seu conteúdo. Um resumo ao final também dá às pessoas uma oportunidade para refletir sobre o que acabou de ler.
Embora seguindo todas essas dicas sobre como escrever seu texto vá certamente melhorar a autoridade de sua marca, tenha em mente que muitas vezes uma única coisa pode diferenciar uma marca da concorrência. E se isso significa quebrar algumas das "regras" de elaboração de textos. Boa sorte!

Referência: Marketing Proofs

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