domingo, 8 de março de 2015

A nova forma de pensar sobre o tempo


Não se preocupe, você não pode fazer tudo ao mesmo tempo. Uma nova pesquisa diz que é melhor assim.

No final de 2010, a cofundadora da empresa Contently, Shane Snow, trabalhou intensamente para provar a viabilidade da plataforma de publicação on-line que a empresa criou. Mas, como Snow descobriu, manter uma semana de trabalho lotada, com uma programação completa para os sete dias, é quase impossível, e a exaustão aparece rapidamente. Então, em 2011, "nós estabelecemos uma regra "anti-herói" e começamos a forçar as pessoas a irem para casa às 6 ou 7 horas para dormir um pouco e viver um pouco", lembra. Diz ela que isto ajudou tanto pelo lado da moral da equipe, como trouxe novas energias para o trabalho.
Há toda uma biblioteca de livros sobre produtividade, como "168 Horas: You Have More Time Than You Think" e "The Trap Time", que trabalham com a noção de que você pode e deve fazer tudo. Uma ambição admirável - mas que cobra um alto preço. Um estudo divulgado em novembro pelo Journal of Occupational Health Psychology, "Please Respond ASAP: Workplace Telepressure and Employee Recovery", apresentou uma definição para a chamada telepressão, ou telestress: uma vontade desenfreada de responder e-mails relacionados com o trabalho, não importando quando eles são enviados. Manter constante uma conexão com o trabalho tem efeitos muito reais sobre a saúde. O estudo constatou que os empregados submetidos à telepressão apresentam um sono pior, um aumento de ausências ao trabalho e, como Snow descobriu, apresentam níveis mais elevados de esgotamento.
Tudo isso deu origem a uma nova escola de gestão do tempo, visando estabelecer quais seriam suas prioridades mais importantes, aquelas que o fazem se sentir bem, e eliminando todo o resto. "A noção equivocada de que você pode controlar o tempo e que, através da gestão você vai conseguir realizar uma tonelada de trabalho, tudo isto se cruza com sua lista de coisas a fazer e o faz viver esta vida sobre-humana que, realmente, apenas conduz as pessoas para a decepção e o fracasso", diz Brigid Schulte, autora do Overwhelmed: Work, Love, and Play When No One Has the Time (Oprimido: Trabalho, Amor, and Diversão Quando Ninguém Tem o Tempo). "O que você pode controlar são as suas prioridades e as suas expectativas do que você faz no tempo que tem."
Os empresários começaram a se dar conta sobre esta nova forma de pensar, impulsionados tanto pela experiência duramente conquistada, como por uma série de estudos revolucionários que identificam como trabalhamos melhor. Uma pesquisa recente conduzida pela professora da California University - em Irvine, Gloria Mark, descobriu que um trabalhador leva mais de 23 minutos para voltar ao trabalho que estava realizando, depois de se ver diante de uma interrupção, como, por exemplo, para participar de uma reunião - e isso levou Alexa von Tobel, CEO e fundadora da empresa Learn Vest, a ajustar sua agenda. Hoje, as reuniões de sua empresa raramente atingem 15 minutos. "Eu estabeleço a agenda das reuniões em blocos de no máximo 15 minutos, o que ajuda a manter reuniões focadas no ponto de interesse", diz ela. Ela também nunca agenda reuniões para uma segunda-feira, porque ela entende que é o dia mais produtivo.
Azita Ardakani, CEO e co-fundadora da agência de comunicação Lovesocial, com sede na cidade de Nova York, permite aos seus funcionários horários sob medida de acordo com os períodos quando eles funcionam melhor, observando que "a equipe criativa geralmente gera melhores resultados tarde da noite e não devem estar de volta ao trabalho antes das 09:00 horas da manhã". Seus funcionários são incentivados a não enviar e-mail para colegas e clientes nas noites e nos fins de semana. Tais mudanças deixam funcionários mais livres e permitem que as grandes ideias brotem. "Quando você promove um espaço onde os funcionários podem refletir sobre a natureza única de como eles funcionam melhor, e em seguida, coloca em parâmetros gerais e, mais importantes, a permissão para promover esse ar para respirar e criar, isso acarreta o acontecimento de coisas incríveis", diz ela.
Da mesma forma, Vynamic, uma consultoria de gestão de cuidados de saúde, na Filadélfia, exorta os funcionários a não enviar e-mails em fins de semana ou entre as dez horas da noite e as seis horas da manhã do dia seguinte - uma política que chama zzzMail. O fundador e CEO da Vynamic, Dan Calista, criou o zzzMail em 2012 depois que os funcionários se queixaram sobre o estresse, em uma pesquisa anual sobre engajamento.
Tal programação gera estresse. "É por isso que a meditação está em voga no mundo do trabalho", diz Snow, que começou a praticá-la seguindo a prática de seu assistente e visando conseguir trabalhar na Contently, ao mesmo tempo, em que produz as ideias finais para o fechamento de seu livro, Smartcuts: How Hackers, Innovators, and Icons Accelerate Success. "A meditação ajuda você a ser mais calmo e ter uma mente mais clara para se concentrar nas tarefas que são mais importantes." Que, por sinal, são, muitas vezes, muito menos do que você pensa.
Referência: Inc.com - Jill Krasny

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