sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Como as empresas lidam com o medo da mudança


Uma pesquisa global verificou que a maioria das pessoas dizem que as mudanças estão acontecendo rápido demais. As empresas que lidam com valores eternos, como a simplicidade, podem ajudar os clientes a lidar com a mudança.

No ano passado, a maior empresa de relações públicas do mundo, Edelman, adicionou uma nova pergunta à sua pesquisa anual sobre a confiança nas instituições. A pessoas ao redor do globo foi perguntado se eles acreditam qua as mudanças e inovações estão acontecendo muito rapidamente.

Para grande surpresa da empresa Edelman, mais da metade dos entrevistados disse que sim. A capacidade das pessoas para lidar com documentos, dados, máquinas e gadgets muito mais complexos do que o habitual pode estar atingindo um novo limiar de resistência.

"A inovação deveria ser um acelerador de confiança, mas hoje não o é", disse
o diretor executivo da empresa, Richard Edelman, baseado na pesquisa. "Inventar não é mais suficiente. Deve haver um novo pacto entre a empresa e o indivíduo".

Essa simples descoberta requer maior empatia, clareza e simplicidade de todas as instituições de forma tal que
o ritmo acelerado das mudanças em produtos e serviços seja acompanhado pelos clientes. Um sinal desta mudança: a indústria de tecnologia, que era considerada um ícone de confiança, em comparação com outras indústrias ou com os governos, viu um declínio na confiança pela primeira vez no ano passado, na maioria dos países.

"As mudanças tecnológicas estão acontecendo em uma escala que era inimaginável antes e causará a interrupção na indústria", escreve  Vivek Wadhwa,
o blogueiro que escreve sobre inovação para o Washington Post e um pesquisador da Universidade de Stanford.

Um grupo criado para promover novas tecnologias,
Information Technology and Innovation Foundation, está preocupado com essa tendência: "Enquanto muitas pessoas acreditam que sustentam o progresso, quando vem até ele, muitos indivíduos são ambíguos, se não francamente negativos, sobre seus pontos de vista em direção do progresso," afirma em seu site. Para medir a simpatia do povo em direção à inovação, é oferecido um teste em www.doyoulikeprogress. org.

Outra pesquisa global, feita pela empresa de consultoria americana siegel+gale, mostra o que os consumidores exigem agora em termos de avanços tecnológicos: 70 por cento das pessoas são mais propensas a recomendar um produto ou serviço se ele fornece uma experiência simples e fácil comunicação. Mais de um terço estão dispostos a pagar mais por essa experiência.

A empresa classifica as organizações segundo um "índice de simplicidade," com base no feedback do consumidor. As principais marcas globais em simplicidade incluem Aldi, Google, Lidl, McDonalds, Netflix, IKEA e Amazon. Essas empresas tentam remover o medo e a incerteza em seus serviços e produtos, certificando-se de que seus produtos sejam transparentes e organizados, economizando tempo e capacitando os consumidores.

"Deixe que seus interesses sejam dois ou três e não cem ou mil," escreveu Henry David Thoreau em seu livro "Walden", que exaltava o mérito da simplicidade. Instituições, também, estão sendo forçadas a aprender o que muitos indivíduos têm procurado por muito tempo em uma época de constante mudança. Assim, os valores eternos, como importar-se com os outros – incluindo clientes – não mudaram. Não há nenhum aplicativo para eles, disponível no mercado.

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