domingo, 25 de janeiro de 2015

6 maneiras de se autopromover no trabalho, sem ser desagradável


Há uma maneira de falar sobre o grande trabalho que você faz, sem soar como você está se gabando.
Em 2015 você decidiu que se apresentar melhor e mais intensamente é a estratégia que você vai usar para atingir seus grandes objetivos na vida.
E você já está bem preparado para seguir em seu caminho.
Até agora, você já revisou seu perfil para atrair mais atenção e se inscreveu para se sentar na primeira fileira de um curso para desenvolver motivação extra para se colocar em degraus superiores.
Agora é hora de mapear como a estratégia do "Prestem atenção em mim!" pode catapultar sua carreira de sucesso, e não apenas irritar seus colegas de trabalho.
Se você está caminhando para uma mudança de emprego, promoção, ou apenas um tapinha nas costas de seu chefe, aprenda que promover-se no trabalho pode lhe dar a vantagem que você precisa.
Basta perguntar a Lauren Bowling, um estrategista de conteúdo em Atlanta. Em 2012, a jovem de 27 anos de idade estava se inscrevendo para um emprego de assistente administrativo, mas, inadvertidamente, ganhou uma tarefa para a qual ela estava mais apaixonada porque falava com tanto entusiasmo sobre seus interesses gerais, sobre blogs e sobre mídias sociais.
O gerente de contratação ficou impressionado com o fato de que Bowling tinha mais de 1.000 seguidores no Twitter, mais do que a empresa tinha e que ela frequentou vários webinars para saber mais sobre a forma de comercializar a si mesma.
"Eu não consegui o cargo de assistente administrativo, mas três semanas depois, eles me chamaram e disseram que estavam procurando alguém para desenvolver a mídia social da empresa", diz ela. "Eles pensaram que eu seria uma boa pessoa para tal tarefa."
Qual foi a lição aprendida? "Se eu não me promover, ninguém mais o fará", diz Bowling. "Eu sou o especialista em mim e em minha história."
Para dominar a arte de apresentar seus próprios interesses como Bowling fez, basta confira essas seis técnicas voltadas para ajudá-lo a construir uma marca pessoal que projete confiança, não demonstre arrogância e fará o outro prestar atenção.

Técnica # 1: manter o controle sobre as conquistas

Antes que você fale sobre as suas realizações, você tem que identificar o que eles são e o que precisam.
Pense de novo: quando foi a última vez que você atualizou seu currículo? Se já faz um tempo, as chances são de que há prêmios que você ganhou, palestras que você apresentou com sucesso, e projetos de sucesso que você desenvolveu.
Portanto, mantenha uma lista atualizada, seja em um documento do Word ou do app Notes em seu telefone, e atualize-a semanal, mensal ou trimestralmente. Certifique-se de incluir situações que impressionam, fatos quantificáveis, como economizar o dinheiro da empresa, trazendo para dentro da empresa um projeto que era terceirizado, ou aumentando as vendas em 10% no último trimestre.
Dessa forma, quando você estiver pronto para começar sua autopromoção - antes que seja tarde! - você vai saber exatamente o que destacar, diz Leonard Lang , Ph.D., um coach de carreira na Beard Avenue Coaching em Minneapolis, e o autor do Guide to Lifework .
Isso pode ser especialmente útil quando você estiver se preparando para uma avaliação de desempenho, diz Lang, já que é um momento em que você sabe que suas contribuições serão avaliadas. Além disso, é uma oportunidade de se posicionar para a promoção ou aumento que você tanto espera.

Técnica # 2: flexione seus músculos na técnica de contar histórias (storytelling)

É claro, apenas a leitura dessa lista não é a forma mais viável para chamar a atenção para as suas realizações - razão pela qual Lang recomenda refinar suas habilidades de contador de histórias.
Se o seu chefe ou colega de trabalho lhe coloca uma pergunta geral "Como está avançando o grande projeto?" Em vez de deixar escapar um fato - "Incrivelmente bem, pois eu estou sozinho, e conseguindo aumentar a receita do departamento!" - Aproveite a oportunidade para enquadrar o seu sucesso na forma de uma narrativa, com começo, meio e fim.
Adicionar alguns momentos de drama, como problemas que você teve de superar ao longo do caminho, para manter o interlocutor atento e interessado.
Ao fazer isso, você está retransmitindo uma história triunfante que as pessoas irão se lembrar - e possivelmente até mesmo contar para outras pessoas. A melhor parte: você é o protagonista heróico.
Só não deixe chegar à sua cabeça, o uso excessivo da palavra "eu". Utilize, vez por outra, o termo "nós" e os nomes de outros colaboradores-chave, para não soar como um fanfarrão.

Técnica # 3: dar uma mãozinha

Pode parecer contra-intuitivo, mas a regra de Ouro é tratar os outros como você gostaria de ser tratado, para estar surpreendentemente bem quando se trata de ficar à frente no trabalho.
Ajudar alguém poderia ser tão simples como quando o seu colega de trabalho está em uma encruzilhada em um projeto importante, ou quando você se oferece para fazer uma ligação estratégica para alguém que você acabou de conhecer em um evento de networking, visando a resolução de um problema.
Quando você externa sua maneira de ser generoso, diz Lang, isso constrói a sua reputação como uma espécie de profissional engenhoso e que colabora com as pessoas.
"Além disso, aquela pessoa que você ajudou inevitavelmente tentará ajudá-lo em troca", diz Lang.

Técnica # 4: destaque sua presença nas mídias sociais

Agora que você tem as habilidades para impressionar uma plateia ao vivo com histórias de seu sucesso, é importante manter também atualizados seus seguidores on-line.
Um bom lugar para começar é o seu perfil do LinkedIn. "Adicionar exemplos de projetos que você fez, PowerPoints ou gráficos e imagens que mostram o trabalho que você terminou - qualquer coisa para fazê-lo sobressair", diz Donna Schilder, coach para executivos e carreiras, baseada em Long Beach, Califórnia.
Não só isto vai reforçar seu perfil de modo a merecer a atenção de recrutadores e outros influenciadores em sua indústria, mas também é provável que chame a atenção de seu chefe, se você estiver conectado no LinkedIn.
Como um passo extra, poste atualizações de status regulares que façam alusão ao que você está fazendo bem no trabalho, como um link para o trabalho acadêmico que publicou, ou uma foto de uma conferência recente da qual você participou. E é especialmente vantajoso oferecer uma dica de vez em quando, assim que suas conexões possam tirar algum valor a partir de seus posts.
Quando um dos clientes de Schilder estava lendo um livro de liderança recomendado por seu chefe, ela postou alguns tópicos de sabedoria que ela ganhou com isso. Este movimento mostrou a seu chefe que ela prestou atenção ao pedido, diz Schilder, e desenvolveu sua credibilidade como líder florescente dentro da empresa.

Técnica # 5: fortalecer as relações funcionais cruzadas

Se a atividade de seu trabalho inclui a colaboração com os funcionários de outros departamentos, é fundamental nutrir essas relações - isto vai te dar um vislumbre de sua empresa a partir de uma perspectiva diferente, além de torná-lo um funcionário mais experiente.
Então configure verificações regulares olho no olho com os seus parceiros de relações funcionais cruzadas para se certificar que os projetos que você está trabalhando estão funcionando sem problemas, bem como desenvolva brainstorms para estabelecer  maneiras de trabalhar juntos e de forma mais eficaz no futuro.
"Apresente um conjunto de perguntas inteligentes, ouça o que a pessoa diz, e, em seguida, pergunte: "Quais são os seus desafios? ", Diz Schilder.
Quando estiver equipado com esta informação, você pode, então, seguir em uma discussão sobre como você pode corrigir quaisquer problemas que tenham surgido desde a sua última reunião.
Afinal, quanto mais valor você puder oferecer para as pessoas em diferentes departamentos, mais valioso você será para a empresa como um todo. E isso é exatamente o tipo de marca pessoal que pode ajudá-lo a chegar ao próximo nível.

Técnica # 6: celebre!

Você quebrou um recorde de vendas? Contratou o empregado do ano? Melhorou um processo de negócio que está levando a uma maior eficiência no escritório?
Sempre que você quiser chamar a atenção para algo grande que você fez, tanto Schilder como Lang recomendam pedir ao seu gerente se você pode indicar os colaboradores que o ajudaram a atingir os objetivos, reconhecendo todos que o ajudaram.
Talvez seja comum jantar de grupo para a equipe de pessoas que ajudaram a desenvolver uma campanha publicitária bem sucedida, ou com a oferta de um lanche na sala de conferência para as pessoas que o ajudaram a aumentar a satisfação dos clientes em uma atualização de um produto específico.
Independentemente disso, este movimento pode dar aos seus colegas um impulso moral, valorize-os para ajudar a promover os seus sucessos, e torná-los mais propensos a retribuir o favor.
Lembre-se: o que você está fazendo para sua empresa não é tão importante quanto o que os outros percebem que você está fazendo, por isso, seja proativo na divulgação de boas notícias através celebrações.

Referência:  Fast Company

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