terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Como transformar problemas em oportunidades


Às vezes, um obstáculo lhe envia para um caminho melhor.
Há apenas uma pergunta simples a fazer, a fim de transformar um problema em uma oportunidade. E, acredite ou não, está contida dentro em um filme muito esquecido de todas as pessoas, estrelado por John Belushi.
O filme Continental Divide basicamente desapareceu sem deixar vestígios quando ele saiu há cerca de 30 anos atrás, e isso é muito ruim.
É verdade, não tinha muito de um complô. Como o IMDB coloca: "Uma jornalista de Chicago, durão, tem um caso de amor improvável com um pesquisador". E foi difícil ver Belushi como um verdadeiro homem de liderança (como ele deveria estar aqui).
Ainda assim, o filme teve duas coisas a favor ele.
1. Um roteiro inteligente por Lawrence Kasdan (Os Caçadores da Arca Perdida, The Big Chill) e
2. A linha que você deve sempre se perguntar quando você é confrontado com o inesperado.
Blair Brown, o pesquisador acima mencionado, leva Belushi pela vida selvagem e em seu primeiro vislumbre da natureza em toda a sua glória, pergunta a ele, "estou satisfeito ou com medo?"
É exatamente a mesma pergunta que você precisa fazer quando confrontado com o que a maioria das pessoas descreveria como um problema.
Você está satisfeito ou você está com medo?
Agora, vamos ser claros. Alguns problemas são exatamente isso. O computador trava. Você está preso no trânsito. Você desenvolve uma febre alta antes de uma grande apresentação. Esses são os problemas e há muito pouco que você pode fazer para transformá-los em seu benefício.
Mas muitos dos problemas com que nos deparamos deve nos deixar satisfeitos.
Por exemplo, você acreditou que teve em uma grande ideia. Você poderia criar um aplicativo que permitiria que as pessoas procurassem por tipos de restaurantes (italianos, por exemplo), com faixas de preços específicos (por exemplo, em torno de US$ 50 por cabeça) e automaticamente fizessem a reserva e a colocasse nos respectivos e-mail.
No entanto, quando você perguntou a uma amostra representativa de seu público potencial sobre isso, eles lhe disseram que não havia razão para desenvolver o software. Eles estavam satisfeitos com as opções disponíveis no mercado.
Então, por que é algo parecido com isto,pode ser uma boa notícia?
Há três razões.
  • Você aprendeu alguma coisa. Isso não é pouca coisa,pois quanto mais conhecimento você tem, mais ideias você pode ter.
  • Você aprendeu que está diante da concorrência, o mercado está realmente constantemente desenvolvendo versões "melhores" do que já existe e empurrando para fora do mercado, pessoas que têm ideias similares (depois de terem gasto dezenas de milhares de dólares. Ou mais).
  • O conhecimento pode levá-lo a uma outra reação.
Por exemplo, quando você estava falando com os potenciais clientes que eventualmente derrubaram sua ideia, você continuava a ouvir variações sobre o tema.
Uma vez que eles marcaram a reserva, muitos deles pensaram na reserva como um ativo e como todo ativo, se perguntaram se eles poderiam ganhar dinheiro com ela.
"Não seria ótimo se eu pudesse vender a minha reserva para alguém que realmente a queira? O restaurante é "badalado" e as pessoas estão meses à espera para entrar nele e tem de haver um mercado para as pessoas que querem pular fora".
E da mesma forma, as pessoas lhe disseram, "você sabe, eu iria pagar para entrar no meu lugar favorito no último minuto".
De repente, você está testando a ideia de jogar o restaurante em um jogo de interesses.
O ponto é que você poderia desistir, quando confrontado com um problema. Ou você poderia se perguntar: o que posso fazer com isto, a fim de transformá-lo em um ativo.
E isso, para o Sr. Belushi, é como transformar um problema em uma oportunidade.

Fonte: Inc.com 

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