terça-feira, 30 de dezembro de 2014

10 dicas essenciais para uma colaboração bem sucedida (e rentável)


Construir parcerias fortes com os funcionários, fornecedores e clientes é fundamental para o seu sucesso a longo prazo.
IMAGE: Getty Images
Nos negócios, nós colaboramos com os outros o tempo todo. Se trabalhamos com os membros da nossa equipe, ou fechamos um negócio importante com um cliente ou fornecedor, ou desenvolvemos um novo produto ou serviço com um parceiro de negócios, a construção de habilidades de colaboração eficazes e estratégias é a chave para o sucesso nos negócios.
De acordo com Felix Barber e Michael Goold, consultores empresariais e autores do livro, Collaboration Strategy, "A maior preocupação para a maioria dos empresários e CEOs, o que os mantém acordados à noite, muitas vezes não é a sua estratégia - como criar uma oferta atraente para um cliente ou como enganar a concorrência - é como conduzir as pessoas a fazer essa estratégia realmente acontecer".
Levar as pessoas a fazer algo acontecer no mundo dos negócios é a prinicipal parte do que seja liderar e ser um gerente completo. Há, no entanto, formas eficazes de realizar este objetivo, e outras formas não tão eficazes. Em seu livro, Barber e Goold apresentam as 10 dicas abaixo para levar a um ambiente de colaboração bem-sucedido - e rentável.
1. Crie valor
Qualquer colaboração bem-sucedida cria valor, tanto para os seus parceiros, como para você. Tenha certeza de que você sabe exatamente o valor que você está oferecendo, e que você fornece o máximo que puder dentro dos recursos disponíveis.
2. Resultados em vantagem competitiva para você
A colaboração de sucesso - seja com funcionários, fornecedores, clientes ou outros parceiros de negócios - vai tornar a sua empresa mais forte e competitiva no mercado. Este é um momento em que 1 + 1 = 3.
3. Tome conta de suas habilidades
Quando você colaborar com outras pessoas, você tem que saber o que você traz para a mesa - a perícia, a experiência e as habilidades que podem faltar ao seu parceiro. Ao mesmo tempo, conheça os pontos fracos dele. Estas serão as coisas que você deve procurar em um bom parceiro.
4. Seus parceiros devem ser capazes (e auto-motivados)
Assim como você deve ser experiente e qualificado, assim também devem ser seus parceiros: experientes e qualificados. Eles devem estar animados com a parceria para um benefício mútuo.
5. Os seus parceiros não devem ter nenhum conflito de interesse
Fechar colaborações exige que os conflitos de interesses com outras pessoas ou empresas não se misturem no relacionamento e confiança que você está construindo um com o outro. Faça antes as devidas diligências para evitar o tipo de conflitos de interesses que podem arruinar uma colaboração que pode vir a ser bem-sucedida.
6. Seus parceiros não tem e não devem ganhar muito poder de barganha
Idealmente, as partes em uma colaboração terão poder de negociação mais ou menos igual, ou seja, nenhum lado deve forçar o outro a aceitar os termos e condições que não são favoráveis. É difícil construir, uma colaboração de longo prazo estável quando um lado tem um  poder de barganha desigual.
7. Estabeleça metas e restrições para medir o desempenho
Cada uma das partes da equipe de colaboração precisa ser capaz de definir metas para a parceria, e, em seguida, medir o seu progresso - e o progresso de seu parceiro - para conhecê-los melhor. Se não vão houver restrições na colaboração, elas precisam ser definidos com antecedência.
8. Recompensas se alinham com desempenho
O sucesso das equipes de colaboradores incentivam o desempenho de formas que recompensam as partes para alcançar as metas específicas. Isto é verdade se você está em uma equipe de colaboradores com os funcionários, fornecedores, clientes ou outros parceiros de negócios.
9. Especifique condições favoráveis
Para garantir o sucesso da sua equipe de colaboradores, esteja preparado para oferecer condições favoráveis ​​para a outra parte - e esperar (e exigir) o mesmo em troca.
10. Atenda aos requisitos do ponto de vista dos parceiros, bem como o seu próprio
A maior parte das nove dicas anteriores para a colaboração deve fazer com que elas trabalhem para você, melhor. No entanto, na melhor dos cenários, você vai conhecer todas as nove - tanto na sua perspectiva, como na de seus parceiros.

Fonte: Inc.com 

Nenhum comentário: