quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Qual dieta da moda é melhor para perda de peso?


Pesquisadores vasculharam todos os dados disponíveis sobre as dietas populares e comparou-os frente a frente na perda de peso e também o quanto eles reduziram o risco de doença cardíaca
Se você vai fazer uma dieta, você também pode escolher uma que atenda aos critérios básicos de realmente trabalhar em seu favor. Mas experimentar uma dieta possa proporcionar perda de peso a longo prazo requer dados confiáveis — e muito. Isso é o que o Dr. Mark Eisenberg, professor de medicina na Universidade de McGill, e seus colegas foram procurar. Eles vasculharam a pesquisa existente sobre as dietas Atkins, South Beach, vigilantes do peso e das dietas de Zone para descobrir qual era mais eficaz e qual tinha a prova mais cientificamente rigorosa para fazer backup de suas expectativas de perda de peso, especialmente no longo prazo. Seus resultados foram publicados no jornal da American Heart Association, com o título "Circulation:
Cardiovascular Quality and Outcomes".
A cada ano, os norte americanos gastam mais de 66 bilhões sobre estas e outras dietas na tentativa de perder peso e não recupera-los. Mas quando os cientistas consideraram dados sobre estas dietas, encontraram apenas 12 estudos que preencheram critérios para serem cientificamente bem montadas. "O que é incrível para mim é que fazer dieta é uma indústria de bilhões de dólares, e se olharmos para a quantidade de dados por aí, é minúsculo em comparação com o mercado," diz ele. "Existem muito poucos estudos bem feitos, e a maioria deles só se preocupam com o curto prazo. E perda de peso é uma questão de longo prazo."
Para se qualificar como bem feito, os estudos tinham que envolver um número de pessoas suficiente para produzir resultados estatisticamente significativos; ter um grupo de controle que não apenas pratique uma dieta, mas simplesmente esteja educado sobre boa alimentação e a importância do exercício e acompanhasse os indivíduos por mais de um ano para ver se os resultados atendiam às expectativas. "Em estudos de saúde cardíaca, eles envolvem milhares e dezenas de milhares de pessoas. Com estudos de dieta, estamos falando de centenas no máximo," diz Eisenberg.
Os 12 estudos mais fortes revelaram que nenhum dos planos das quatro dietas levou a dramática perda de peso, e nenhum foi significativamente melhor que os outros, quando foi considerado a manter a perda do peso por um ano ou mais. Todos foram eficazes em ajudar os praticantes das dietas a perder o mesmo número de quilos no curto prazo: cerca de 5% do seu peso inicial. A dieta Vigilantes do Peso foi mais eficaz do que a média, no que se refere com a perda de peso, mas as comparações entre estas dietas, mostraram que em um ano, Atkins, Vigilantes do Peso e Zone resultaram, na média, em uma perda de peso semelhante, e que depois de dois anos, algum do peso perdido foi readquirido por pessoas que seguiram Atkins ou Vigilantes do Peso.
As dietas também não resultaram em diferenças significativas em fatores de risco de doença cardíaca, tais como níveis elevados de colesterol, pressão arterial elevada ou açúcar no sangue. "Não encontramos grandes diferenças entre as diferentes dietas," diz Eisenberg.
Alguns estudos que ele desenvolveu com sua equipe incluíam informações sobre quanto os praticantes de dietas estavam se exercitando, ou não. É sugerido que algumas pessoas que mudam seus hábitos alimentares para perder peso possam também começar algum tipo de exercício, o que pode contribuir para perda de peso — sugerindo que a dieta por si só não pode ser responsável pelos quilos perdidos.
Ele diz que estes resultados não devem desencorajar os praticantes de dietas que precisam perder peso e sugere que, desde que as dietas produzem resultados semelhantes, pessoas devem encontrar aquela que é mais adequada para o seu modo de viver e, portanto, são sejam mais propensos a adotar esta. Vigilantes do peso, por exemplo, envolve uma abordagem de modificação de comportamento mais baseado em grupo, o que pode ser melhor para as pessoas que trabalham bem em grupos e precisam de alguma motivação externa, enquanto os outros três são mais centrados em torno de indivíduos e dependentes de sua própria capacidade de permanecer com um programa ao longo de vários meses. Atkins, South Beach e Zone focam na redução dos carboidratos e aumentam o consumo de gorduras saudáveis e proteínas.
Dada a enorme quantidade de dinheiro gasto em dietas — e as taxas de obesidade e o diabetes tipo 2, nos EUA e Canadá — Eisenberg diz que é realmente necessário mais informação que possa ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas sobre qual plano é certo para eles e para melhorar suas chances de perder peso, não apenas por alguns meses, mas no longo prazo.

Referência: Time -

Nenhum comentário: