sábado, 15 de novembro de 2014

Escolha o seu impacto, mude o mundo


No final dos anos 80, eu estava em um auditório repleto de olhos brilhantes de jovens profissionais que procuravam levar a sua marca para o mundo. 
Nós tínhamos sido chamados para o que pensávamos que seria uma apresentação de slides com um dos nossos vice-presidentes, a maioria deles seniores. Nós nos instalamos e assumimos "o modo de recepção" (todos nós sabemos que isso parece escutar passivamente e às vezes, nem mesmo ouvir), e preparados para ouvir uma hora de conteúdo de valor. O que aconteceu depois nunca me esqueci. O vice-presidente que liderava a reunião foi até a frente da sala, virou a página de um bloco flip-chart, e lá, o que estava escrito no papel eram duas palavras: "ESTEJA AQUI". Ele não entrou em qualquer profundidade sobre o que estava na primeira página, mas deixou lá todo o conteúdo do encontro, enquanto falava sobre os mais recentes desenvolvimentos de uma aquisição que a empresa estava fazendo. 
Isso me fez pensar: quantas pessoas estavam "lá"? Quem estava "presente"? Quem não foi? Que escolhas as pessoas estariam fazendo e qual foi o impacto dessas escolhas? 
Nos anos seguintes, eu passei a acreditar que a cada momento que temos é um momento de escolha: a oportunidade de decidir conscientemente como vamos aparecer. Em meu trabalho com líderes de todos os continentes e organizações, vejo fio comum. Não importa o nível de líder com quem eu estou trabalhando ou em que parte do mundo eu estou trabalhando, uma vez que os líderes começam a escolher intencionalmente o que eles querem ser e qual o impacto que eles querem dar, a sua eficácia de forma exponencial sobe, tanto em sua liderança como em suas vidas. A parte mais maravilhosa dessa verdade fundamental é que esta escolha pertence inteiramente ao indivíduo; o poder de aparecer da  maneira que você gostaria está em suas mãos. Cada interação proporciona essa oportunidade; cada momento é uma escolha.
Quem você quer ser como um líder? Que impacto você quer ter? Como você quer que as pessoas tenham experiência com você? Não importa onde você estiver na estrutura organizacional, a sua capacidade de moldar tanto a cultura organizacional e como os outros percebem você, é um resultado direto do nível de intenção com o qual você opera. O que significa operar com intenção? É ter a consciência de liderar com iniciativa e não adotando um padrão; é estar consciente daquilo que você quer ser e então a viver aquela imagem 24 horas por dia. Trata-se de ver oportunidades todos os dias, em cada interação, para moldar o tom, a experiência, e o resultado dessas interações. É estar ciente de que tudo que você faz envia uma mensagem: o que você diz e como você diz, o que você faz e como faz, até mesmo o que você escolhe fazer ou dizer. É perceber que o sistema de trabalho não lhe diz o quê você será; você decide quem você conseguirá ser.
Ver o seu "eu" como a principal ferramenta para a obtenção de resultados de alto nível, é um conceito que pode parecer com o senso comum, mas é muito menos comumente praticado e muito menos frequentemente desenvolvido pelos profissionais, à medida que crescem em suas carreiras. Ao longo dos meus vinte e cinco anos ou mais treinando líderes e reformulando organizações, eu diria que cerca de 80 por cento das pessoas com quem eu trabalhei não lideraram intencionalmente. Eles eram brilhantes, líderes capazes, que operavam fora da intuição, padrão, e reação. Lembre-se, alguns o fizeram com resultados muito fortes, mas aqueles que tomaram a decisão de ser mais autoconscientes e intencionais alcançaram resultados de alto nível, tanto em termos das posições que galgaram, como do impacto que eles tiveram, o que não ocorreu com aqueles que continuaram a operar principalmente da intuição.
Aqui está um exemplo: uma jovem profissional, saído a cerca de três anos de um programa de MBA muito prestigiado, pediu a minha opinião sobre um tema de liderança, enquanto estávamos em uma pausa em uma reunião.
Quando comecei a responder a sua pergunta, ela pegou o telefone e começou a digitar mensagens de texto. Quando eu fiz uma pausa, ela parou de digitar mensagens de texto e olhou com uma expressão de estranheza no rosto, como se dissesse, "Bem, vá em frente, eu estou ouvindo." Depois de passar os próximos dez minutos conversando com ela sobre o impacto não intencional de seu comportamento, ou seja, que a minha resposta à sua pergunta tinha sido aparentemente ignorada, foi como se uma lâmpada tivesse acendido à sua frente. Ela começou a ver, de uma forma totalmente nova, que o que ela estava escolhendo fazer por hábito não estava posicionando-a na forma como ela queria ser percebida. Quando ela decidiu compartilhar seu aprendizado com os outros na reunião, todos eles, comentaram sobre o quão útil eles pensaram que seria desenvolver esta forma de pensar de maneira mais explícita nos líderes: ensinar-lhes o conceito de como se conduzir com intenção, como fazer escolhas conscientes sobre seu impacto sobre os outros, como usar-se mais profundamente, e como integrar esta mentalidade em sua maneira de ver a si mesmos e o mundo. Imagine o impacto se este tipo de aprendizagem não fosse a exceção, mas a regra.
Desenvolver esta aptidão é possível, e começa no momento em que você se olha no espelho e reflete sobre o processo de compreensão de como você deve se mostrar, como você afeta um local onde está, e qual o ambiente que você cria.
Mas como você começou?
➔ Identificando as palavras que você quer dizer. Como você quer ser conhecido? Tente usar tão poucas palavras quanto possível (certamente não mais do que dez). Pergunte-se: "Como é que esta filosofia faz o espetáculo em minhas ações? Existe mais que eu possa fazer para trazer estas palavras a cada momento vivido?"
➔ Durante as interações chave, pergunte-se:
1. O que está acontecendo agora?
2. O que estou fazendo, sentindo e pensando sobre o que está acontecendo?
3. O que estou tentando alcançar?
4. O que estou fazendo que poderia me impedir de alcançá-lo?
5. O que estou escolhendo agora?
6. Em seguida, faça uma escolha deliberada sobre a sua próxima ação. "Eu escolho ..."
➔ Pense nas três últimas reuniões que participou. Como você apareceu, ou se comportou? O que você sinalizou com o seu comportamento? O que você contribuiu? O que você fez diminuir? Como você poderia ter operado mais intencionalmente?
➔ Pense em alguém em sua carreira que o fez melhor do que você é. Você o fez saber disso? Como você poderia causar um impacto semelhante em outra pessoa?
Operar com esse nível de consciência é contra intuitivo para o modo como vivemos nossas vidas, o que é a razão por que é tão fácil perder de vista a sua importância. No entanto, com esta consciência no lugar, o sucesso torna-se uma questão de intenção: reconhecer o que você está sendo e escolher conscientemente e deliberadamente quem você quer ser. Colocando mais claramente: observe-se. Sinta, esteja em cada momento e veja-se neste momento. Como você experimentaria suas ações se você estivesse no fim da recepção? Crie uma consciência que lhe permita girar, mudar e ajustar de momento a momento. Embora simples em teoria, ela requer tremenda autodisciplina.
A maioria das pessoas lideram através da intuição, usando padrões que funcionaram no passado, em lugar de liderar com grande intenção. Pense sobre o controverso Mark Zuckerberg quando ele começou e usou um moletom com capuz na bolsa de valores, quando o Facebook iniciou suas operações no mercado de ações no mercado (IPO). Tudo começou com um comentário feito por Michael Pachter, da Bloomberg, onde ele declarou: "Mark e seu moletom com capuz: Ele estará realmente mostrando aos investidores que não se importa tanto assim; ele vai ser ele. Acho que isso é um sinal de imaturidade. Eu acho que ele tem que perceber que está trazendo investidores para um novo negócio, agora, e eu acho que ele tem que mostrar-lhes o respeito que eles merecem porque ele está pedindo-lhes o seu dinheiro."
Outros revidaram com pontos de vista opostos e gracejos, alguns com sarcasmo, ou desdém pela língua afiada dos comentários de Pachter. O CEO da Box, Aaron Levie, destacou no Twitter: "Depois que o Facebook atingiu US$ 1 bilhão em lucros, você acha que os investidores irão exigir que Zuck vista um moletom com capuz?” E ele passou a para dizer: "CEO do Yahoo: Sem moletom com capuz; O CEO da AOL: Sem moletom com capuz; CEO do Facebook: Moletom com capuz. Coincidência?"
Não importa qual seja sua opinião sobre o comportamento de Zuck, o fato real é que ele causou um impacto. Para alguns, sinalizou que estava "fazendo sua própria coisa" e "não se vendendo para fora do seu negócio"; para outros, ele não conseguiu inspirar a confiança de que Zuckerberg poderia levar em negrito, um novo mundo "pós-IPO Facebook". A questão não é tanto se ele fez a coisa certa ou errada vestindo um moletom, mas sim foi o CEO Zuckerberg escolher intencionalmente o impacto que ele queria ter?
Uma história final para estabelecer o ponto de referência. Eu estava em um Starbucks local para meu deleite de fim de semana. Meu costume é um descafeinado grande triplo, desnatado, leite extra quente. No entanto, nets dia em particular, eu estava mais inclinado por tomar uma simples xícara de café preto e disse à amiga com quem estava, que era tudo isso que eu queria. Quando me aproximei do balcão, o jovem balconista por trás da máquina de café expresso olhou para mim e disse: "Grande triplo, leite desnatado?" Apesar de ele ter omitido alguns detalhes do pedido (descafeinado e extra quente), fiquei tão impressionado pelo fato de ele se lembrar do meu hábito de todo fim de semana que eu disse: "É isso mesmo. Uau, isso é impressionante. Basta adicionar descafeinado e extra quente, que vai ficar bom para mim." Minha amiga me conhece bem e apenas balançou a cabeça e sorriu. Eu perguntei, "Por que o sorriso?" Ela disse: "Esta é a sua mensagem em ação; esta não é apenas sobre liderança, esta é sobre a vida. Você tinha toda a intenção de tomar uma xícara de café preto quando você entrou aqui esta manhã e, em vez disso, você escolheu por beber algo diferente, a fim de reforçar o que você pensou que era ótimo devido ao comportamento do balconista. Tudo isso passou pela sua cabeça em uma fração de segundo e você conscientemente escolheu concordar com o balconista." Ela estava certa.
Agora eu sei que é uma estratégia eficaz de vendas conhecer seus clientes e sei que o Starbucks treina seus funcionários para a criação de um ambiente convidativo, uma atmosfera amigável. Na verdade, a página de abertura do site do Starbucks diz: "É apenas um momento no tempo, apenas uma mão chegando ao balcão para oferecer um copo para outra mão estendida. Mas isto é uma conexão. Temos certeza de tudo o que fazemos em homenagem a essa conexão." O balconista certamente não precisa agir de acordo com a filosofia da empresa, mas como um consumidor estou muito mais inclinado a apoiar uma empresa que promove uma ligação pessoal comigo e cuida de mim como um cliente, do que uma que não o faz. Então, eu fiz a escolha sugerida, para apoiar não só o balconista, mas a estratégia organizacional e o esforço que estava por trás dele. Consumidores fazem milhares de escolha, se não milhões de vezes por dia. Isto tem um impacto muito real nas nossas organizações e os resultados finais que são alcançados pesam sobre os indivíduos e as escolhas que eles fazem.
Quando se comprometer com uma nova possibilidade, ela altera quem você é; quando você toma uma posição, ela pode transformar o seu comportamento. Imagine que você vive em um futuro em que a grande maioria das pessoas são conscientes do seu impacto, intencionais sobre a forma como eles se apresentam, e conscientes das escolhas que fazem sobre o seu comportamento. Quão diferente seria o funcionamento em nosso mundo? Imagine esse conceito além de sua vida profissional; imagine-se vivendo com sua família, com seus amigos, e no mundo. Aqui estão alguns exemplos que eu testemunhei e que ilustram essas ideias da vida fora do trabalho:
➔ A mãe e o pai, saíram para jantar com seus dois filhos adolescentes e mantiveram uma relação ativa com eles durante toda a refeição. Não utilizando seus smartphones ou recebendo chamadas.
Eles escolheram estar presentes e sinalizaram para os adolescentes que eles eram valiosos, que valia a pena ouvi-los, e respeitá-los.
➔ Uma mulher entregou uma lata de biscoitos para os bombeiros no corpo de bombeiros local como uma forma de dizer obrigado por aquilo que eles fazem, praticando um gesto intencional para garantir que eles soubessem que estavam sendo recompensados por seu trabalho.
➔ Wawa, uma loja de conveniência popular na costa leste, aonde os clientes abrem as portas uns para os outros, com uma consistência que eu nunca observei em outros lugares. Devo admitir não saber como a empresa cultivou esse comportamento em seus clientes, mas não importa o que Wawa desenvolveu. Na realidade existe uma civilidade presente, o que eu aprecio muito. É como se a cultura de Wawa ditasse esse nível de intenção e bondade.
➔ O impacto positivo de uma caixa em um restaurante lotado no aeroporto me cumprimentando com um sorriso e um "como está o seu dia?", quando os caixas em outras lojas estavam fazendo menos escolhas positiva, provavelmente por força do hábito, em vez de fora da intenção.
As escolhas que as pessoas fazem nestes exemplos tem significado. Não custa nada, mas a consciência e a escolha  podem criar uma onda de diferença no modo como nos vemos e tratamos uns aos outros.
Imagine que os membros do Congresso norte-americano olhando-se, desta forma, analisando o seu comportamento por trás da lente do impacto que teria, escolhessem conscientemente olhar para o ganha-ganha contra o ganha-perde. Utopia? Eu não penso assim. Escolha.
Eu tenho uma grande visão das possibilidades que fluem das pessoas quando são intencionais em suas vidas, profissionalmente e pessoalmente. Continuo firmemente convencido de que ser intencional pode mudar do mundo, e eu acho que este mundo poderia usar um pouco de mudança.
Você escolhe todos os dias como você se envolve com o mundo ao seu redor. Não perca essa oportunidade.
Não permita que sua vida ou sua carreira se desenvolva por acaso; faça essas escolhas com intenção.


A pergunta para você é: O que você está escolhendo?



Referência: Artigo escrito por Mindy Hall, para ChangeThis. Mindy Hall é presidente e CEO da Peak Development Consulting, LLC e autor do livro “Leading With Intention”. Desde a fundação da empresa 1996, ela trabalhou com clientes em todo o mundo para criar organizações sustentáveis e soluções para desenvolvimento de lideranças: ajudando líderes a criar soluções para os desafios de hoje, enquanto cresce sua capacidade para liderar iniciativas futuras a partir do interior de cada um. Ela conta sua sorte por fazer o trabalho que ela ama, com pessoas que ela respeita. Sua filosofia pode ser resumida em oito palavras simples: "eu quero que importe que nos conheçamos."

Nenhum comentário: