terça-feira, 18 de novembro de 2014

A 6 necessidades humanas básicas que nos deixam satisfeitos


Eu já vi isso um milhão de vezes: pessoas igualam seu patrimônio líquido com a sua autoestima. Suas identidades estão casadas tão profundamente com os seus extratos bancários que os seus portfólios trimestrais relatam que elas esqueceram que o dinheiro é simplesmente um veículo para tentar satisfazer as nossas necessidades, quase todas as que não são financeiras.
Estamos todos familiarizados com o clichê de que o dinheiro não pode comprar felicidade, mas estou convencido de que quase todo mundo tem que aprender essa lição da maneira mais difícil, porque vamos enfrentá-la; a ideia de ter dinheiro suficiente para combater seus problemas até que eles sejam resolvidos é um impulso sedutor.
Certamente é algo que sempre se pensa quando é um garoto. À medida que se cresce, o dinheiro estava sempre fora do alcance. Era sempre uma fonte de estresse, porque nunca houve suficiente. Lembro-me de bater na porta do vizinho para pedir comida para o meu irmão, minha irmã e eu.
Então, em um dia de Ação de Graças, quando eu tinha 11 anos, aconteceu algo que mudou minha vida para sempre. Como de costume, não havia comida em casa, e meus pais estavam brigando. Eu ouvi alguém batendo na porta da frente. Eu abri uma fresta e vi um homem de pé sobre os degraus, com sacolas de supermercado, cheias de comida suficiente para um grande jantar de Ação de Graças. Eu mal podia acreditar.
Saltando para a frente vários anos, quando eu tinha 17 anos eu economizei meu dinheiro de noites a fio trabalhando como zelador e saí no dia de Ação de Graças alimentando duas famílias. Foi uma das experiências mais emocionantes da minha vida. Eu aprendi a alegria de dar e até hoje eu considero a doação como sendo uma das seis coisas mais importantes que cada pessoa necessita.
Seja qual for a emoção que você queira, qualquer que seja o veículo que você persiga para construir um negócio, casar, criar uma família, viajar pelo mundo, o que você acha que seja o seu nirvana, são seis as necessidades universais básicas que nos fazem assinalar e conduzir todo o comportamento humano . Combinados, eles são a força por trás das coisas malucas que outras pessoas fazem e as grandes coisas que fazemos. Todos nós temos as mesmas seis necessidades, mas como nós valorizamos essas necessidades e em que ordem, determina o sentido da nossa vida.

Necessidade 1: Certeza/Conforto

A primeira necessidade humana é a necessidade de segurança. É a nossa necessidade de se sentir no controle e saber o que está por vir, para que possa se ​​sentir seguro. É a necessidade de conforto básico, a necessidade de evitar a dor e tensão, e também para criar o prazer. A nossa necessidade de segurança é um mecanismo de sobrevivência. Ela afeta o quanto de risco estamos dispostos a tomar na vida, em nossos trabalhos, em nossos investimentos, e em nossos relacionamentos.
Quanto maior a necessidade de segurança, menor o risco que você vai estar disposto a assumir ou emocionalmente admitir. Aliás, este é o ponto onde a sua real "tolerância ao risco" aparece.

Necessidade 2: Incerteza / Variedade

Deixe-me lhe fazer uma pergunta: Você gosta de surpresas?
Se você respondeu "sim", você está enganando a si mesmo! Você gosta das surpresas que você deseja. Os que você não quer, você chama de problemas! Mas você ainda precisa deles para colocar um pouco de músculo em sua vida. Você não pode crescer-muscular ou personagem, a não ser que você tenha algo para empurrar de volta contra.

Necessidade 3: Importância

Todos nós precisamos de nos sentir importante, especial, original, ou necessário. Então como é que alguns de nós consegue? Você pode obtê-lo por ganhar bilhões de dólares, ou reunir graus acadêmicos, distinguir-se com um mestrado ou um doutorado. Você pode construir um número enorme de seguidores no Twitter. Ou você pode ir bem no The Voice ou se tornar a próxima Dona de Casa Ideal de Orange County. Alguns se sentem diferentes, colocando tatuagens e piercings por todo seu corpo e em lugares que não queremos conhecer.
Você pode se destacar por ter mais ou maiores problemas do que qualquer outra pessoa. "Você acha que seu marido é um saco de sujeira, então pegue o meu por um dia!" É claro, você também pode consegui-lo sendo mais espiritual (ou fingindo ser).
Gastar muito dinheiro pode fazer você se sentir importante, e por isso pode gastar muito pouco. Todos nós conhecemos pessoas que constantemente se gabam de seus negócios, ou que se sentem especiais porque aquecem suas casas com estrume de vaca e luz solar. Algumas pessoas muito ricas ganham destaque por esconder sua riqueza. Como o falecido Sam Walton, fundador do Wal-Mart e por um tempo o homem mais rico da América, que dirigiu por Bentonville, Arkansas, em sua velha caminhonete, demonstrando que ele não precisa de um Bentley, mas é claro, ele tinha sua própria frota de jatos particulares para viajar.
Ser importante também é uma fabrica de dinheiro - que é onde o meu querido amigo Steve Wynn fez sua fortuna. O homem que fez Las Vegas o que é hoje, sabe que as pessoas vão pagar por qualquer coisa em que elas acreditam que é "o melhor", algo que as faz sentir especial, únicas ou importantes, qualquer coisa que as faz se destacar da multidão. Ele oferece as mais exclusivas experiências de luxo imaginável em seus cassinos e hotéis, eles são verdadeiramente magníficos e inigualáveis no mundo.

Necessidade 4: Amore & Connection

A quarta necessidade básica é Amor e Conexão. O amor é o oxigênio da vida; é o que todos nós queremos e precisamos mais. Quando amamos nos sentimos completamente vivos, mas quando perdemos o amor, a dor é tão grande que a maioria das pessoas se contenta com a conexão, as migalhas de amor. Você pode obter esse sentimento de conexão ou do amor através da intimidade ou amizade, ou da oração, ou de andar na natureza. Se nada mais funciona, você pode ter um cachorro.
Estas quatro primeiras necessidades são o que eu chamo de as necessidades da personalidade. Todos nós encontramos maneiras de satisfazer estas necessidades, trabalhando mais duro, chegando com um grande problema, ou com a criação de histórias para racionalizá-los. Os dois últimos são as necessidades do espírito. Estes são mais raros, não atendem a todos. Quando forem satisfeitas estas necessidades, nós realmente nos sentiremos realizados.

Necessidade 5: Crescimento

Se você não está crescendo, você está morrendo. Se um relacionamento não está crescendo, se uma empresa não está crescendo, se você não está crescendo, não importa quanto dinheiro você tem no banco, quantos amigos você tem, quantas pessoas te amam; não vai experimentar a realização completa. E a razão porque crescemos, creio eu, é porque nós temos algo de valor para dar.

Necessidade 6: Contribuição

Por incrível que possa parecer, o segredo para uma vida é doar. A vida não é sobre mim; é sobre nós. Pense nisso: qual é a primeira coisa que você faz quando você tem uma notícia boa, ou emocionante? Você chama alguém que você ama e compartilha. O compartilhamento aumenta tudo que você experimenta.
A vida é realmente sobre a criar significado. E o sentido disto não vem do que você ganha, mas sim do que você dá. Em última análise, não é o que você tem que te faz feliz a longo prazo, mas sim o que você se torna e o quanto você contribui com vontade vontade.
Agora pense sobre como o dinheiro pode cumprir as seis necessidades humanas. O dinheiro pode nos dar a certeza? Pode apostar. Variedade? Confiança? Obviamente que pode nos fazer sentir importante ou significativo. Mas o que dizer de conexão e amor? Nas palavras imortais dos Beatles, o dinheiro não pode comprar o amor. Mas pode comprar-lhe aquele cão que o ajudará! E isso pode, infelizmente, dar-lhe uma falsa sensação de conexão porque atrai relacionamentos, embora nem sempre seja o tipo mais gratificante. Que tal o crescimento? O dinheiro pode alimentar o crescimento nos negócios e na aprendizagem. E quanto mais dinheiro você tem, mais você pode evoluir financeiramente.
Mas aqui está o que eu realmente acredito: se você tem um grande significado acima de tudo, o dinheiro sempre vai deixá-lo em um vazio, a menos que se trate de uma doação que você faça. E se você está procurando o significado do dinheiro, isto será um preço alto a pagar. Se você está à procura de grandes números, é improvável que você vá encontrar uma grande realização.
O significado último da vida não vem de algo externo, mas de algo interno. Ele vem de um sentimento de estima por nós mesmos, o que não é algo que nunca pode chegar de outra pessoa. As pessoas podem dizer que você é bonito, esperto, inteligente, o melhor, ou eles podem te dizer que você é o ser humano mais horrível na terra, mas o que importa é o que você pensa sobre si mesmo. Se você acredita ou não que no fundo você está continuando a crescer e se empurrando, fazendo e dando mais do que o fazia se sentir confortável ou você pensou mesmo possível. A pessoa mais rica do mundo é aquele que você aprecia.

Referência: Addicted2success - Tonny Robins

Nenhum comentário: