sexta-feira, 31 de outubro de 2014

8 dicas para ser um empreendedor em uma empresa sem fins lucrativos

 
Uma organização sem fins lucrativos não pode ter o objetivo de tornar as pessoas ricas, mas na sua essência ainda continua a ser um negócio.
A organização sem fins lucrativos bem sucedida pode não fazer seus acionistas ricos, mas tem o poder de mudar vidas e construir comunidades. Como o líder de uma organização sem fins lucrativos, talentosos empresários têm a responsabilidade de utilizar a renda necessária para cumprir sua missão, sempre mantendo um foco sobre a finalidade da organização.

Estabeleça e mantenha uma clara missão
Uma declaração de missão pode ser importante para qualquer negócio, mas para uma organização sem fins lucrativos serve como um princípio orientador. A declaração de missão em organizações sem fins lucrativos deve ser poderosa e concisa, demonstrando sua paixão por sua causa. Uma vez que você criou uma declaração de missão que reflete a visão geral de sua organização, encontre maneiras de lembrar constantemente sua equipe, apoiadores,colaboradores e membros da comunidade incluindo-os em todos os impressos e marketing online.

Contrate o melhor pessoal administrativo
Sua equipe administrativa mantém sua organização funcionando, assegurando que as contas serão pagas e coordenando a atividade de angariação de fundos. Contratar funcionários talentosos e confiáveis, com um orçamento limitado pode ser difícil conseguir, mas é importante não economizar, especialmente com o pessoal da contabilidade. Procure por alguém que esteja familiarizado com os aspectos únicos da contabilidade sem fins lucrativos e que possa garantir que sua organização passe na prova que poderá enfrentar, especialmente durante as auditorias de rotina.

Lembre-se da Comunidade
Como uma organização sem fins lucrativos, é essencial o apoio da sua comunidade. Se você está patrocinando eventos, ou vendendo bilhetes para o jantar de levantamento de fundos, ter boas relações com seus vizinhos pode fazer uma grande diferença. Apoie outras organizações na comunidade e desempenhe um papel ativo na sua câmara de comércio local para mostrar que você está orgulhoso de estar fazendo a diferença na comunidade.

Compartilhe resultados
Quando alguém doa para uma organização sem fins lucrativos, vê os resultados do quanto doar é gratificante. Através de seu boletim de notícias e sites de mídia social, compartilhe fotos e vídeos que demonstrem como as doações estão sendo usadas. Uma organização que ajuda em catástrofes, por exemplo, pode fazer upload de fotos dos trabalhadores, ajudando a reconstruir as casas.

Seja transparente
Organizações sem fins lucrativos ocasionalmente se defrontam com perguntas sobre o volume de dinheiro que estão administrando. Para conseguir a confiança da comunidade nos procedimentos da organização, é importante cultivar uma cultura de transparência dentro da sua organização. Auditorias independentes são solicitadas em muitas organizações sem fins lucrativos, mas mesmo se não forem, uma auditoria independente regular encontrar problemas mais cedo, antes que eles se transformam em grandes questões. Algumas organizações escolhem por tornar públicas as receitas e despesas que gerenciam a cada mês para construir a confiança com os que as apoiam.

Gratifique os voluntários
Voluntários são a base de todas as organizações sem fins lucrativos, doando seu tempo para ajudar a cumprir a sua missão.... É essencial mostrar gratidão para os voluntários (incluindo a direção da organização) com benefícios e reconhecimento, como se fossem empregados. O Aquário da Baía de San Francisco é um exemplo disso, oferecendo aos voluntários descontos de lojas de presentes e reconhecendo o seu importante trabalho e acolhendo-os em eventos de reconhecimento voluntário.

Aprenda a dizer não
Organizações sem fins lucrativos muitas vezes operam com recursos e fundos insuficientes para fazer face aos muitos pedidos que recebe. Provavelmente você será apresentado a novas oportunidades e grandes ideias, que soam muito bem, mas a participação significa esticar seus recursos já comprometidos,além do que você pode. Aprenda a recusar educadamente essas opções quando elas são apresentadas para evitar sobrecarga nos funcionários, voluntários e em seu orçamento anual.

Tenha uma paixão
Quando líderes e empregados de uma organização sem fins lucrativos acreditam plenamente na organização, eles demonstram. Um pré-requisito para liderar uma organização é que você seja apaixonado pelo trabalho e esta paixão deve ser mostrada por meio de tudo que faz. Isto pode significar que algumas vezes você tem que lembrar-se da razão para todo este trabalho duro. Se possível, use seu tempo, ocasionalmente, para sair em campo e interagir com as pessoas que sua organização beneficia. Estas oportunidades irão lembrá-lo da verdadeira razão por trás de todo o trabalho duro que você faz.

Líderes em organizações sem fins lucrativos têm a capacidade de fazer uma grande diferença na comunidade. Recordando regularmente você e sua equipe de sua missão e das pessoas que estão se beneficiando com o seu trabalho, você vai não só ser mais bem sucedido, como irá melhorar a sua moral no local de trabalho. Uma organização sem fins lucrativos tem alguns elementos que são semelhantes a um ambiente corporativo, mas perceber a diferença é a chave para o sucesso como um líder sem fins lucrativos.

Fonte: Inc. - Por Drew Hendricks -
Image: Shutterstock

Nenhum comentário: