domingo, 20 de julho de 2014

Atividade física ajuda no controle e prevenção do diabetes

Pense bem sobre adiar para segunda-feira o início da prática de atividade física. Levar uma vida sem controle da alimentação e sem se exercitar, além de um histórico familiar repleto de casos de adoecimento, são as principais causa de descontrole de pressão, colesterol e glicose.
O diabetes é consequência de uma deficiência da insulina produzida pelo organismo e que deixa o corpo fraco e suscetível a outros problemas. O tipo mais comum da doença, 90% dos casos, se estabelece em geral a partir dos 35 anos, consequência do excesso de peso, do histórico familiar e de maus hábitos. Normalmente o tipo 2 do diabetes se manifesta associado à pressão alta ou irregularidades nas taxas de colesterol; e 70% dos diabéticos tipo 2 falecem por doenças cardiovasculares. O descontrole das taxas é um sinal do corpo de que é preciso mudar de vida.
— A prática regular de atividades físicas é com certeza o meio mais eficaz de prevenção desse tipo de diabetes. Quem se exercita reduz em 58% as chances de ter a doença — recomenda Dr. Roberto Luis Zagury, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Segundo o especialista em estudos dos benefícios do exercício e do esporte para esses casos, fazer exercícios pode ajudar a controlar as taxas de tal maneira que o paciente possa reduzir a medicação e até a rigidez da dieta, desde que sua rotina seja saudável e equilibrada. Além disso, a integração no ambiente social e a melhora do estado físico promovem uma melhora considerável na qualidade de vida, o que faz com que os diabéticos se percebam ativos.
Atividade ajuda a manter o corpo ativo e saudável, mesmo com o diabetes 
— É muito importante que a pessoa se sinta bem e produtiva. Esta é uma maneira de não se sentir tão chateado com as restrições alimentares, que tendem a ser cada vez mais discretas. Açúcar não pode, mas o resto acaba sendo negociado de acordo com o estado do paciente — explica Roberto.

Diabetes tipo 1
Este tipo soma cerca de 10% dos pacientes diagnosticados com diabetes e demanda um tratamento continuado com insulina. Ele normalmente se manifesta desde uma fase mais precoce, ainda na infância ou adolescência, e não costuma estar associado a outras doenças.
O exercício físico nestes casos também deve feito com acompanhamento das taxas de glicose para que a dosagem de insulina seja ajustada. A medicação precisa ser reguladas não apenas à pessoa e suas taxas, mas com o tipo de exercício e até ao ambiente em que será praticado.
— Correr num dia frio ou nadar numa piscina aquecida, por exemplo, são situações que mudam a velocidade que a insulina será absorvida pelo organismo e o músculo em que deve ser aplicada — explica Dr. Roberto.

Dicas para quem quer mudar de vida
A necessidade de acompanhamento não deve ser um freio para a prática da atividade física.
Escolha bem seu calçado
Os diabéticos costumam perder a sensibilidade dos pés e se machucar sem perceber. Não use calçados apertados e tenha atenção às costuras externas. Além disso, examine bem seus sapatos antes de calçar para evitar que pequenas pedrinhas provoquem feridas.
Beba água com frequência
O diabetes facilita a desidratação. A recomendação é que você se hidrate a cada vinte minutos, mesmo que não sinta sede.

Teste sua glicose
Antes e depois do exercício verifique sua taxa de glicose para que possa se alimentar adequadamente e evite hipoglicemia, que pode causar tonturas e mal-estar. Caso o exercício seja muito longo como em corridas de longas distâncias, que podem durar mais de 40 minutos, é recomendado que você faça o teste inclusive durante a atividade.
Aprenda com a sua experiência
Pratique o exercício com atenção ao seu corpo. Caso se sinta mal não continue a atividade. Respeite seus limites e conquiste a melhora com o tempo.

Vá ao médico
Antes de começar, faça uma avaliação geral. Os exames ajudarão a indicar os cuidados específicos para o seu caso.

Nenhum comentário: