terça-feira, 1 de maio de 2012

Competência, qualidade e melhoria contínua

"Tudo que é feito no mundo é motivado pela esperança." Martin Luther King

"O segredo do sucesso japonês não é a tecnologia, mas um modo especial de motivas as pessoas." William Ouchi  

1. Leis Propulsoras e Leis de Resistência 
Existem três leis da vida, inexoráveis, que podem ser relacionadas pelo sentido oposto que determinam. Uma, que provoca reações de busca de soluções e crescimento, que promove a evolução e o progresso, que move o mundo: é a lei da necessidade. Outras duas, que seguram, que freiam, que acomodam, que estagnam, com tendência a provocarem obsoletismo e retrocesso: as leis do menor esforço e da resistência às mudanças. Estas leis da natureza humana são as grandes reguladoras da dinâmica das nossas vidas pessoais, da vida das organizações e da evolução das sociedades. Elas são os principais fatores determinantes dos progressos e dos atrasos. 
A principal teoria de motivação humana, de Abraham Maslow - amplamente conhecida por psicólogos, administradores e lideranças de empresas - se baseia na lei da necessidade. 
O sistema da motivação humana se efetiva da seguinte forma: 
Necessidades ou Carências => Ações => Objetivo; satisfação das necessidades Segundo essa teoria, as pessoas estão sempre buscando (são movidas para - ficam motivadas a) satisfazer uma ou mais destas cinco necessidades básicas: 
  • Necessidades fisiológicas: respirar, alimentar, ter saúde, descansar, ter conforto, etc. 
  • Necessidades de segurança: ter abrigo, proteção contra ameaças diversas, segurança no emprego e outras. 
  • Necessidades sociais: fazer amizade, constituir família, manter relações, participar de atividades comunitárias, etc. 
  • Necessidades de estima ou afeto: consideração, reconhecimento, prestígio, poder, etc. 
  • Necessidade de realização: alcançar objetivos de vida, demonstrar competências, exercer a criatividade, superar desafios, ter sucesso profissional, etc. 
Maslow chama esta seqüência de hierarquia das necessidades para mostrar que umas são mais básicas do que outras e as pessoas só buscam satisfazer a necessidade seguinte, quando a anterior está satisfeita. Assim é que uma pessoas busca satisfazer a necessidade de segurança, quando já estão satisfeitas as necessidades fisiológicas. Buscam a satisfação da necessidade social, quando as necessidades fisiológicas e de segurança estão satisfeitas. E assim por diante. 
Através do atendimento às necessidades acima resumidas - e classificadas para demonstração de uma teoria -, as pessoas buscam conforto, manifestação de seus anseios e sentimentos, progredir na vida, prosperidade, poder, sabedoria, paz e felicidade. 
Como sobre todas as leis da natureza, o homem pode atuar sobre estas três, visando acelerar os efeitos de uma e minimizar os efeitos de outras. E, em muitas circunstâncias, precisa "gerencia-las" - utilizando uma expressão comum das organizações - para influenciar na velocidade da solução dos problemas e da evolução das coisas. Sem intervenção sobre elas, as evoluções tendem a ser lentas., Muitos problemas urgentes da sociedade (distribuição da renda, melhoria do nível de educação, diminuição dos índices de criminalidade, por exemplo) se eternizam porque as forças de resistência estão superando a força das necessidades, e os governantes não têm sabido gerenciar bem as situações de forma a inverter esse resultado. 

Fonte: Resende, Enio J. 1938 - O livro das competências: desenvolvimento das competências; a melhor auto-ajuda para pessoas, organizações e sociedade, 2ª ed. - Rio de Janeiro; Qualitymark, 2003.

Nenhum comentário: