terça-feira, 22 de maio de 2012

Como se tornar um grande comunicador

Reprodução de artigo escrito por Steve Tobak.
Quando se trata de sua carreira, não há como exagerar a importância de sua capacidade de se comunicar. Não importa se você está na engenharia, finanças, RH, produção, marketing ou TI. Se você espera chegar a algum lugar na vida, você tem que ser capaz de apresentar suas idéias de uma forma que se conecte com as pessoas.
Quando criança, eu era um famoso bem falante. Infelizmente, isso não se traduziu no mundo do trabalho, nem mesmo um pouco. No início da minha carreira, minha escrita era tão ruim que o meu primeiro gerente disse que eu era analfabeto e os muitos pensamentos de me apresentar eram paralisados pelo medo. Além disso, eu tinha uma tendência a abrir a minha boca antes que meu cérebro estivesse envolvido.
Como poderia superar esses obstáculos gigantescos? Bem, eu tinha uma paixão por marketing e vendas, o que exigiria dramáticos melhoramentos se eu quisesse chegar a algum lugar ao longo de minha carreira. Agora eu sou bastante conhecido pela forma como me comunico, o que eu acho mais do que um pouco irônico.
Mas olhem, não foi fácil, isso é certo. A primeira lição. Se você quiser chegar à frente, você tem que estar voltado para o sucesso e trabalhar duro para superar suas limitações. Dito isto, aqui estão algumas dicas importantes sobre a organização de seus pensamentos, como escrever, falar e se apresentar.
1. Organize seus pensamentos
Você pode não acreditar, mas você pode muito bem superar todo o negócio de comunicação de qualquer natureza - conversa, reuniões, apresentações, e-mail, qualquer coisa, - com estes simples passos:
Conheça o seu público. Tudo começa com a compreensão de como o seu público se sente ou com quem você está se comunicando.
Conheça o seu ponto de vista. Qual é o seu ponto de vista ou opinião e qual é o seu objetivo em apresentá-lo?
Conheça os seus pontos de apoio. Quais são os seus dados ou pontos para apoiar esse ponto de vista e como você pretende alcançar seu objetivo?
Esteja preparado para ser desafiado. Quais são os desafios para a sua posição que são mais susceptíveis de vir para cima de você e como você vai responder? Também chamado de Q & A.
2. Escrita
Depois de aprender a organizar seus pensamentos, o primeiro passo para se tornar um escritor sobre o seu negócio, é ler. Não, eu não estou falando de blogs, notícias, tweets e textos. Estou falando de livros, e não os de auto-ajuda ou variedade popular, também. Você precisa ler a literatura e os lotes dela. Por que? Porque ela vai inspirá-lo e você vai aprender diferentes estilos e métodos por osmose, quer você perceba, ou não.
Você também deve ter algumas aulas sobre escrita de negócios ou escrever algum tutorial. O objetivo é aprender a apresentar suas idéias por escrito, de forma concisa, de conversação e tão vigorosamente quanto possível. Você vai aprender todos os tipos de dicas sobre como manter sua escrita compreensiva, expressiva e memorável. Em outras palavras, não é nada parecido com o que eles lhe ensinaram na escola.
Além disso, compre uma cópia de "The Elements of Style", de Strunk e White. Leia-o algumas vezes e se refira a ele constantemente. É praticamente a bíblia para qualquer escritor.
3. Falando
A maior diferença entre comunicação escrita e verbal é que, no caso deste último, você está em tempo real, ou seja, o que sai de sua boca não pode ser colocada de volta para dentro. Então é importante estar centrado e com a mente devidamente enquadrada.
Antes de qualquer conversa ou reunião importante, tenha um momento para conversar um pouquinho com você mesmo sobre quem você é, quem estará na reunião, qual o tipo de reunião, e qual será o seu comportamento e abordagem. Depois de um pouco de preparação, apenas tente estar o mais relaxado possível durante a discussão ou reunião. Seja você mesmo, que sempre funciona melhor.
Dito isso, você deve estar ciente de seu estado emocional. Não quer dizer que você deve tentar esconder suas emoções. Isso depende da situação. Mas você precisa, pelo menos, estar ciente de seu próprio estado de espírito. A razão é simples. A mior parte das pessoas estraga tudo falando de forma inoportuna do que qualquer outra forma de comportamento. Isto é uma realidade!
E pelo amor de Deus, ouça. Não basta fingir, enquanto você está pensando na próxima coisa a dizer. Aprender a ouvir com atenção é a chave para a comunicação verbal bem sucedida porque você já sabe o que você pensa. É o que eles pensam que você precisa descobrir.
4. Apresentando
Conectar-se com uma audiência, comunicando a sua visão e paixão por um assunto, pode ser uma experiência bonita. É também uma oportunidade rara de causar uma impressão que pode impactar seu futuro. Ele pode ser um gateway ou um obstáculo para o crescimento profissional. Isto interessa diretamente a você.
Agora, envolver seu público como um apresentador não é nada como falar de um para o outro, ou em um pequeno grupo ou reunião. Claro, há elementos comuns, como conhecer o seu público e organizar seus pensamentos. Mas existem algumas diferenças grandes, também. Lembre-se de que, uma coisa é importante, preparare-se, pois o máximo é esperado de você. Além disso, todos os olhos estão em você; algo que muitas pessoas acham desconfortável se não francamente assustador.
Infelizmente, a maioria de nós não nascemos com o gene da apresentação. Eu não tenho idéia por que, mas para a maioria dos profissionais, apresentar-se é uma luta real, mesmo depois de ter parado confortavelmente na frente de uma sala cheia de pessoas.

Nenhum comentário: