terça-feira, 15 de maio de 2012

Como fazer uma apresentação de sucesso arrasador

Por Steve Tobak
É difícil imaginar como sua carreira chegará a algum lugar a não ser que você pode realizar uma apresentação eficaz. Infelizmente, a maioria de nós nasceu sem o gene da apresentação. Eu não tenho idéia por que, mas para a maioria dos profissionais, apresentar-se é uma luta real. 
Eles estão lá, como se estivessem colados ao chão, com sua apresentação de 90 slides com uma dúzia de balas e sub-balas e um livro de texto em cada slide. Em seguida, eles se queixam de que os executivos e os vendedores ganham todo o dinheiro. 
Eu já assisti apresentações que eram tão ruins que eu queria estrangular o cara só para colocá-lo e ao público fora de seu despreparo. Eu também vi apresentações que foram tão inspiradoras que mudaram minha vida. 
Conectar-se com uma audiência, comunicando a sua visão e paixão por um assunto, pode ser uma experiência bonita. É também uma oportunidade rara de causar uma impressão que pode impactar seu futuro. Ela pode ser um gateway ou um obstáculo para o seu crescimento profissional. Tudo depende de você. 
Quanto a mim, eu tenho treinado profissionalmente, mais eu tive algumas décadas de prática. Aqui está o que eu aprendi. 
Dez Regras para oferecer uma grande apresentação 
Desenvolvimento de campo. Comece com o seu principal ponto de vista e um punhado de take-aways. Em seguida, construa um storyboard em torno do que, um slide para cada pensamento. Mantenha o número de slides baixo e deixe alguns minutos por slide. 
Navio quebra-gelo. Comece com algo para quebrar a tensão (a sua e a deles): um gesto de boas vindas, anedota ou lance humorístico, gráfico ou vídeo, ou alguma combinação. Mantenha a situação relevante e adequado. Não conte uma piada. 
O velho axioma. Um velho conselho, mas que funciona: Primeiro apresente ao público o que você vai dizer-lhes, então, diga, em seguida, diga o que você lhes disse.  
Não leia o que está no slide. Conheça a fundo o que vai dizer (sem ter que olhar com exceção de um breve referência) e fale com suas próprias palavras. Se você (raramente) quer que o público leia o que está em um slide, olhe-o e leia silenciosamente junto com eles.  
Envolva o público. Faça perguntas. Se não responderem, tente oferecer uma resposta e peça uma salva de palmas ou faça perguntas mais fáceis. Faça a platéia parte da experiência.  
Seja acessível. Não fique atrás de um pódio. Use um microfone sem fio, se necessário. Chegue perto do público e passe de um lugar para outro, mantendo contato com os olhos, mas só de vez em quando. Não saltitando como uma bola de ping-pong.  
Pausa para o efeito e ênfase. Pratique estar confortável com o silêncio por dois ou três segundos. É a maneira mais dramática para fazer um ponto. Evite ahs, uhs e outras cargas de silêncio desconfortável, eles são irritantes e desvirtuam a sua presença.  
Faça contato visual. Mas só por alguns segundos por pessoa. Muito curto senão você vai deixar de se envolver; por muito tempo torna-se desconfortável. Não saltar os olhos ao redor constantemente.  
Use gestos com as mãos. Eles são envolventes e interessantes. Mas quando você não o faz, mantenha as mãos em seus lados. Não se agitar, agarrar as coisas, ou colocar as mãos na frente de você, atrás de você, ou em seus bolsos. Evite hábitos nervosos. 
Não bloquear a visão do público. Não passe na frente da tela, ou bloqueie a mesma da vista da plateia, exceto para o ocasional passar para o lado oposto. Pode fazer gesto com a mão, apontando a tela, mas não toque na tela. Não use um ponteiro a menos que seja altamente necessário. 
Lembre-se, você não nasceu com essa capacidade, mas requer prática. Procure fazer um vídeo com você realizando a apresentação em uma sala de conferências vazia ou arranje alguém com experiência para vê-lo e fornecer feedback. Se a sua empresa contratar um treinador (coach) para aperfeiçoar os executivos ou recém chegados, procure acompanhá-lo. Mais importante ainda, seja paciente consigo mesmo. Encontre o seu próprio estilo, se sentir confortável vem com a experiência. Pode levar alguns anos, mas vale a pena. Nada pode impulsionar sua carreira como ser capaz de dar um passo de sucesso.

© 2008 CBS Interactive Inc.

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