quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Trate as finanças pessoais como um assunto pessoal

Preste bastante atenção: seguir os conselhos de estranhos é um negócio arriscado.
Digamos que você está planejando suas férias. Você leu artigo em uma revista sobre alguém que teve um grande momento em um hotel fazenda. As fotos do local são fantásticas. Você toma a decisão de ir para tal lugar. O que você encontra lá o deixa louco. Você odeia o calor, os alimentos e os cavalos. Talvez o escritor da matéria na revista realmente tenha tido um grande momento. Mas você não é dele.
A imprensa financeira, os blogs sobre finanças pessoais e os best-sellers sobre finanças devem ser, TODOS, considerados como fontes de informação. Eles podem ter boas idéias que podem ser úteis. Mas eles não podem lhe dizer como as informações e as idéias se aplicam à sua situação. Eles não são você. Outra vez, eles não são você.
Tim Maurer é um planejador financeiro, educador e autor. Sua linha favorita é a seguinte: "Finanças pessoais…são mais pessoais do que são finanças."
É verdade. O planejamento de seu futuro financeiro é pessoal. Tem que ser. Um bom plano será exclusivo para a sua situação, e o que é certo para a sua situação pode ser um desastre para seu vizinho. Assim, reflita sobre como o conselho que você encontra por aí se aplica a você antes de tomar decisões importantes sobre o seu dinheiro.
Extraído do "The Comportamento Gap: Simple Ways to Stop Doing Dumb Things With Money,"publicado pela PortfolioPenguin. Copyright © Carl Richards, 2012.

Nenhum comentário: