segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Conceitos errôneos a respeito do trânsito de veículos no Brasil

No Brasil surgiram alguns conceitos mentirosos sobre comportamento no trânsito, os quais, não se sabe bem porque, adquiriram ares de verdadeiros. São eles:
1 – Transitar em baixa velocidade ou na velocidade permitida atrapalha o trânsito;
Mentira. O que realmente atrapalha o trânsito é uma batida provocada por quem trafega em velocidade além da permitida. Não tenha vergonha de respeitar as regras de trânsito. E se o guarda vier com essa história mal contada, não acredite; ele não está preparado para a exercer a função.
2 - Quem bate na traseira de outro veículo é sempre o culpado;
Nem sempre. Se quem bateu puder provar que o carro da frente parou bruscamente sem sinalizar ou estacionou em lugar passível de provocar acidentes, a culpa será do batido e não de quem bateu;
3 - Estacionar duas rodas sobre a calçada é permitido;
Nem duas, nem três e muito menos quatro. O Código Brasileiro de Trânsito considera infrator quem estacionar sobre o passeio e prevê punições severas para essa infração.
4 - Parar em sinal vermelho durante a madrugada é perigoso;
Essa é mais ou menos verdade. Mas é preciso lembrar que estando fechado para uns, o semáforo está livre para quem trafega no sentido perpendicular. Isso pode causar uma batida violentíssima. E parece que ainda é melhor sofrer um assalto do que morrer esmagado entre ferragens.
5 - Apenas 3 ou 4 treinos na escola habilitam o candidato a motorista;
Mentira. Ninguém pode sair apto a dirigir um veículo auto motor com apenas 3 ou 4 treinos. Muito menos se for treinado pelo pai ou o tio cujos vícios ao volante serão fatalmente passados ao aluno. Quer ser um bom motorista para não se matar e não matar alguém; treine o mais que puder e não dê propina para passar no exame.
6 - Estrada esburacada e mal conservada provoca acidentes;
Mentira. No máximo, uma estrada ruim pode quebrar o seu carro. O que provoca acidentes são alta velocidade, imperícia e irresponsabilidade. Em estrada esburacada ninguém trafega em alta velocidade.
7 - O cinto de segurança é perigoso em caso de acidente;
Pode ser. Mas ruim com ele, pior sem ele.
8 - Meu carro é novo e não precisa de revisão;
Mentira. Todo carro, mesmo novo, pode sofrer panes que na estrada, em alta velocidade, podem ser muito perigosas. Sempre que for viajar vale a pena levar o seu carro a uma oficina de confiança e encomendar uma revisão para viagem. É uma garantia a mais para quem quer ir e voltar.
9 – Quem provoca acidentes são os domingueiros;
Mentira. Pessoas que só saem com seus carros aos domingos e feriados, em geral são pessoas mais equilibradas emocionalmente do que aquelas que até para irem à padaria da esquina tiram seus carros da garagem. Esses, sim, são perigosos.
10 – Se eu estacionar na rua, um carro pode bater e danificar o meu carro;
Pouco provável. Quem trafega com atenção e responsabilidade nunca vai abalroar um carro estacionado. Em cidades como São Paulo, por exemplo, onde não há mais o hábito de se estacionar sobre a calçada, uma batida desse tipo é raríssima.
11 – Ruas foram feitas para carros e não para pedestres.
Mentira. O pedestre veio antes do automóvel. Além disso é o lado mais fraco. O veículo motorizado é uma arma que pode matar mesmo que o condutor não tenha essa intenção. Em alguns países basta o pedestre colocar um pé no leito da rua para que todos os veículos parem. O pedestre tem toda a prioridade do mundo nessa questão.
12 – Trafegando em marcha a ré não estou na contra-mão.
Conversa fiada. Em rua de mão única, locomovendo-se em marcha a ré, o veículo está trafegando na contra-mão.
13 – Só uma latinha de cerveja não vai modificar os meus sentidos;
Nesta questão cada um é cada um. A sensibilidade aos efeitos do álcool varia de indivíduo para indivíduo e o que pode ser pouco para você pode ser muito para outra pessoa e vice-versa. Mas tem pior: o maior risco é que uma latinha leva a outra e mais outra e mais outra.É aí que mora o perigo.
Pode ser que você, ao ler este texto, tenha se deparado com fatos que ignorava. O autor (que dirigiu seu próprio automóvel durante 22 anos na cidade e na estrada e nunca sofreu um acidente), pede apenas que você reflita sobre o assunto e deseja que:

TENHA VIDA LONGA

Fonte: Waldo Guimarães; Copyright 2010 by Caxias Radar; Pode ser reproduzido desde que citado o autor.

Nenhum comentário: