quarta-feira, 28 de julho de 2010

E a Portugal Telecom vai para a Oi!

Finalmente saiu o tão propalado acordo entre a Oi e a Portugal Telecom. O acordo foi anunciado hoje vem a reboque da negociação entre a Portugal Telecom e a Telefónica, que poderá levar a última a abocanhar 100% da Vivo. Pelo acordo estabelecido, a Portugal Telecom terá uma participação final na Oi, de 22,4% e o Grupo Oi terá uma participação de 10% na Portugal Telecom.
Pa ra a celebração do acordo, uma série de participações entraram em jogo, bem como o interesse do Governo brasileiro por estimular uma participação internacional por parte de empresas brasileiras.
Ainda pelo acordo, a Portugal Telecom deverá desembolsar até R$ 8,4 bilhões paras as referidas aquisições. A Portugal Telecom terá assento no Conselho de Administração da Oi e a Oi terá assento no Conselho de Administração da Portugal Telecom.
Um dos objetivos do acordo é a redução da dívida líquida da Oi, sendo previsto no termo assinado, que antes haverá oaumento de capital com emissão de ações ordinárias e preferenciais da Tele Norte Leste e da própria Oi.
Para a finalização do acordo, é indispensável a transferência da participação da Portugal Telecom, para a Telefónica, na controladora da Vivo, a empresa Brasilcel.
O memorando de entendimentos permanecerá assinado e valerá até 31 de outubro, podendo ser prorrogado. Todos os termos estão sujeitos a autorizações legais e administrativas por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
<>Por outro lado, fontes informam que a Telefónica já teria acertado com a Portugal Telecom, a compra da parcela da última na Vivo. O valor da transação não é conhecido, mas pessoas ligadas à empresa espanhola falam em algo próximo de US$ 9,8 bilhões. Como consequência, a ideia da Telefónica seria juntar as operações de telefonia fixa e móvel, no Brasil, junto de sua operação na Telesp e ampliar a participação nos serviços oferecidos no mercado brasileiro.
Por conta do acordo ora celebrado, hoje, na Bovespa, as ações da Oi iniciaram o pregão no campo negativo, enquanto as ações da Vivo dispararam, subindo mais de 4%.

Fontes: Valor Online, InfoMoney, Folha.com, Blog ADVFN.

Nenhum comentário: