domingo, 20 de junho de 2010

Falando de dividendos, com números concretos


No último dia 8 de abril pubiquei post falando sobre dividendos, empresas boas pagadoras de dividendos e mais sobre o assunto remuneração das empresas a seus acionistas.

Venho falando sobre o assunto há algum tempo, por estar cansado das crises qua afetam o mercado acionário, das especulações em geral. Tudo isso, porque minha visão ainda é aquela de que as empresas colocam suas ações no mercado para se socorrerem de um capital barato, quando dele necessitam.

Sou da época em que os formadores de preços não existiam, ou tinham uma atuação tão discreta, que não se percebia. Também as operações de tempo curtíssimo não existiam, muito menos derivativos e outros macetes de ganho rápido.

Por tudo isso, fui consolidando denttro de mim a ideia de que, para o pequeno aplicador em Bolsa, dividendo seria o melhor negócio. Muito bem! Mas, com quais empresas operar para conseguir os melhores, ou maiores dividendos?

Durante um ano reuni dados sobre o pagamento de dividendos de empresas operando na BOVESPA. Dados sobre o volume de dividendos pagos, dividendos sobre o capital registrado, dividendos sobre o lucro líquido, e outros dados assemelhados.

Lembro aqui que trabalhei somente com dividendos, por serem isentos de Imposto sobre a Renda, ao passo que os Juros Pagos sobre o Capital Próprio, por exemplo, são taxados pela Receita Federal, na fonte.

Assim, analisando os dados reunidos, consegui definir um rol de empresas que rotulei como "boas pagadoras de dividendos".

Terminado esse estudo, estabeleci, no início do ano de 2010, um valor, em reais, que seria aplicado nas empresas mais promissoras. Passei a acompanhar as notícias dessas empresas valendo-me de seus sites na Internet, dos Fatos Relevantes distribuídos, dos Comunicados enviados à Bolsa e à CVM, além do site Agenda de Dividendos.

As aplicações foram feitas em cada momento oportuno, de acordo com o acompanhamento feito, conseguindo fechar, no semestre que está prestes a se encerrar, um retorno de 42,25%  sobre o capital reservado em 01/01/2010,  já deduzidas as taxas de praxe cobradas pela Bolsa e corretagens.

Cabe lembrar que o resultado acima citado não leva em conta eventuais valorizações dos papéis negociados, tendo sido os valores aí incorridos submetidos às regras do mercado de capitais e às devidas taxações da Receita Federal.

Quais as empresas que possibilitaram o resultado? Empresas do setor elétrico e do setor de telecomunicações.

Serão as empresas desses setores, geradoras de bons dividendos no futuro? Só um acompanhamento de perto, permitirá conclusões relevantes.

Deve ainda ser mencionado que o resultado antes apontado refere-se a pagamentos já realizados, existindo ainda valores a serem pagos no futuro.

Concluindo, verifica-se que o retorno conseguido é bem superior ao resultado apresentado pelo IBOVESPA, em igual período.

Portanto, estudar, acompanhar, analisar o que vai acontecendo no mercado acionário pode gerar resultados interessantes. Sempre depende do tempo que cada um poderá reservar para tal tarefa.

Boa sorte!

Post por LCDias

Nenhum comentário: