sexta-feira, 12 de março de 2010

Extrato de chá verde pode retardar ou prevenir o mal de Alzheimer

Há muito conhecido por ser benéfico para doenças do coração, diabetes e alguns tipos de câncer, um novo estudo revela que um determinado extrato de chá verde pode
retardar ou impedir o mal de Alzheimer e a demência. O "Teawell 50" da A. Holliday & Company, é um extrato 50% puro do EGCG (galato de epigalocatequina) - um flavonóide que é o mais potente das quatro catequinas do chá verde.
Patrocinado pela A. Holliday & Company, o estudo foi realizado pela Dra. Stephane Bastianetto no Douglas Mental Health University Institute, McGill University em Montreal.
No estudo, os ratos foram alimentados com alimentos que continham Teawell 50 e comparados com um grupo de controle cujo alimento não continha o extrato. Os resultados mostraram que os ratos que ingeriram Teawell 50 tiveram uma redução de 18% dos radicais livres em uma região-chave do cérebro envolvida com a aprendizagem e a memória. Esta região é severamente danificada quando o Alzheimer está presente.
"Isto sugere que o consumo regular de chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do estresse oxidante, retardando ou evitando o déficit de memória relacionado com a idade" disse a Dra. Bastianetto.
Segundo a Dra. Bastianetto, a descoberta da capacidade que o Teawell 50 tem de atravessar a barreira hemato-encefálica em concentrações suficientes e efetivamente alcançar o cérebro é significante.
"O chá verde tem maior concentração das benéficas catequinas - especialmente EGCG", disse Christine Renken da A. Holliday & Company. "O extrato desta substância pode ser usado em alimentos como iogurtes e bebidas, bem como suplementos, comidas para animais e até mesmo em produtos de beleza".
O EGCG tem sido associado com a redução de certas condições como doenças cardiovasculares, diabetes, mal de Parkinson e alguns tipos de câncer. Estudos têm demonstrado que o EGCG pode inibir a produção das moléculas inflamatórias associadas com a artrite reumatóide, reduzir os coágulos sanguíneos e o colesterol, fortalecer o sistema imunológico, acelerar o metabolismo e queimar gorduras, além de proteger contra doenças de gengivas e reduzir as cáries.
Para mais informação, acesse: www.teacoff.com/ (linktonewsrelease)

Fonte: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS:USA-CATHERINE WHITLOCK
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS:USA:1-201-360-6540/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-201-360-6593/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br LTHUBS@prnewswire.com

Nenhum comentário: