sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Recebi uma linda mensagem pelo Natal[bb], vinda dos sobrinhos Janderson e Jacinta. Elevo a Deus minha oração pela felicidade[bb] que tiveram ao redigir. Aqui reproduzo, com muita satisfação.
Aproxima-se o fim de mais um ciclo no calendário ocidental. Os carros cruzam velozes as ruas da cidade, as pessoas apressadas procuram as lojas em busca de uma variedade sem fim de artigos.
Todos querem enfeitar suas casas, enfeitar a si mesmos, comprar presentes, sapatos, telefones, jogos, novas televisões; quem sabe um barco novo? Ou um carro mais moderno e caro?
A cada ano a época de Natal fica mais enfeitada nos shopping centers. Começam a decorar no final de Outubro[bb] numa estratégia de pressão psicológica que faça com que as pessoas antecipem suas compras.
E a cada dia o Natal se distancia mais de seu verdadeiro sentido.
Aqueles que procuram lembrar que o Natal deveria representar o nascimento do Cristo na Terra[bb] são olhados com estranheza e, senão as vezes ridicularizados, muitas vezes sucumbem a pressão da massa e são esquecidos.
Quantas famílias se programam para estar juntas na hora da ceia de Natal e dirigir aos Céus uma oração? Não importando a que religião pertençam, quantas famílias lembram-se de agradecer a Deus por poderem estar diante de uma mesa farta?
Em meio a febre do consumismo e da superficialidade de sentimentos, os filhos crescem sem saber o significado do Natal.
Os dias, os meses e os anos passam tão rápido que as pessoas se esquecem de olhar ao seu redor e procurar entender o verdadeiro sentido da existência.
Essa é uma questão filosófica cuja resposta não pertence a ninguém em particular.
Mas pensando bem, tudo aquilo que cada um deseja em seu íntimo como condição para ser feliz, será material ou imaterial?
Quantos de nós passamos a vida numa busca interminável por essa tal felicidade e a condicionamos a adquirir coisas que estão fora de nós?
Uns querem uma casa própria ou um carro novo e pensam: quando conseguir conquistar isso com certeza serei a pessoa mais feliz do mundo. Outros querem mais um carro ou um emprego melhor, roupas da moda; sapatos caros; viagens internacionais; um cruzeiro pelas Ilhas Gregas; uma viagem a Austrália ou a Nova York para compras.
Há as que dariam tudo para ter um marido, os que passam a vida sozinhos por que nunca conseguem achar alguém que os agrade.
Já notaram que muitas vezes esses desejos quando satisfeitos não conseguem preencher o vazio que carregamos no peito?
Assim que conquistados passa-se do período de euforia para uma nova e interminável busca.
E quando se é milionário como muitos desejariam ser, ainda assim carrega-se o tal vazio, por que chega um momento em que não há coisas novas para comprar, não se consegue comer mais do que aquelas refeições por dia, não se consegue mais viajar além do que já se viaja, enfim, o mundo material não tem mais o que oferecer e mesmo assim, o vazio persiste.
É neste momento que podemos nos lembrar que aquele Ser de Profunda Luz e Sabedoria, representado na figura de uma criança indefesa no Presépio de Natal veio a este mundo para nos ensinar o verdadeiro sentido da vida.
Seus ensinamentos quando compreendidos e aplicados nos levam por um caminho bem diferente do mundo material e nos proporcionam a mais profunda FELICIDADE que o homem terreno pode sentir.
Amar ao próximo como a si mesmo;
Não fazer ao outro aquilo que não queres que seja feito a ti;
A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória;
Vós sois Deuses, deixai brilhar vossa luz interior;
Tua fé te curou. Vá e não erres mais;
Não estejais ansiosos pelo dia de amanhã, olhais as aves do céu;
Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres;
No mundo onde estes ensinamentos forem aplicados:
Não haverá mais fome, solidão, violência, medo, dores e sofrimentos atrozes; desigualdades sociais tão imensas, corrupção e ganância desmedida;
Não haverá mais guerras por que os homens saberão que são irmãos.
Não irmãos no sentido piegas que algumas religiões reforçaram, mas irmãos com mesmos interesses, mesmas origens e mesmos destinos e portanto tão dignos como qualquer um de terem suas necessidades atendidas e supridas igualmente.
Sabia que os cientistas descobriram recentemente que tudo no Universo emite luz? O olho humano não enxerga, mas a luz é emitida em freqüências muito altas cada vez que uma pessoa toca a outra, cada vez que as emoções aceleram nosso coração, cada vez que ficamos com raiva ou nos abraçamos.
Então o que Jesus nos disse há 2000 anos foi descoberto agora!
NÓS SOMOS LUZ!!!
Que a força do Cristo Jesus possa penetrar nossas mentes e corações neste Natal e nos dias do Ano vindouro para que possamos exercitar nossa capacidade de entendimento e ação. Para que o sentido no Natal, que significa NASCIMENTO possa falar mais alto em nossos corações e nos lembrar que somos muito mais do que a marca da roupa que vestimos, a posição social que ocupamos ou quanto dinheiro temos no banco.
Que possamos empreender a busca pela felicidade com outro foco, com outras atitudes e com nova determinação.

Paz, Saúde e Sabedoria.

Jacinta Machado e Janderson Carvalho
Sugestões para compras e presentes:
- Livro: Coleção Harry Potter - J.k. Rowling
- Livro: Coleção Harvard Business - Harvard Business
- Livro: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Stephen R. Covey

Nenhum comentário: