segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Qual crise energética?

Encontrei a matéria que dá título a este post no site Inacreditável, resolvi transcrever aqui uma parte do texto, para que seja possível avaliar como existem posições divergentes sobre vários assuntos. Esta posição sobre a origem e fontes de petróleo[bb], realmente é novíssima para mim, muito embora lá esteja publicado desde Setembro de 2009.
Vale a pena tomar conhecimento.

É-nos dito que o petróleo é um combustível fóssil, que apareceu na pré-história geológica há 500 milhões de anos, originário da decomposição de plantas e animais mortos. Pequenos organismos foram enclausurados no fundo dos oceanos numa camada de lama e encobertos por outras camadas de solo, formando ao longo do tempo o petróleo.
É-nos dito que a energia do sol seria captada pelos seres vivos e nós podemos liberar novamente esta energia armazenada há centenas de milhões de anos através da queima do petróleo.
As reservas dos combustíveis fósseis, especialmente o petróleo, duram no máximo até aproximadamente o ano 2060, é-nos dito....
Mas o que acontece se toda esta história não tiver fundamento e tudo se tratar de uma lenda? Sim, o que seria se o combustível fóssil petróleo não fosse fóssil , não provém de organismos mortos marítimos, mas sim fosse de outra natureza? O que seria se ele não pode de forma alguma extinguir? O que seria se nós, de fato, estivermos flutuando em petróleo e ele existe em abundância e surge continuamente? E se não pode existir crise energética e até mesmo nenhum “Peak-Oil”, mas na verdade esta lenda é-nos contada para que acreditemos que ele é raro e com isso, caro, e nós sempre engoliremos um preço sempre maior para o petróleo. Sim, o que seria se uma brutal mentira sobre o petróleo estivesse nos sendo encenada?

Já é hora de destrinchar esta lenda e revelar outro ponto de vista sobre o petróleo.

O texto completo está aqui.

Sugestões para compras e presentes:
- Antena: Antena Parabólica Cj PP 2.0 Multi + RP 600 Slim - Plasmatic.
- Livro: A Tirania do Petróleo - Antonia Juhasz.
- Livro: Fundamentos de Engenharia de Petróleo - Jose Eduardo Thomas.

Um comentário:

Antonio disse...

Estás a brincar com esta notícia, pois?

Mas por outro lado, analisando melhor, creio que sejas uma pessoa bastante atenta!