sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Está chegando a hora dos dividendos

Está chegando a hora, para aqueles mais cautelosos, de pensar nos dividendos[bb] pagos por ações que, tradicionalmente, trazem alguma alegria para os investidores. Os resultados começam a aparecer, para o terceiro trimestre, com números animadores.
Alguns papéis são bons pagadores de dividendos, podendo ser relacionados
Telesp, as empresas de energia elétrica de um modo geral, Souza Cruz, Eternit, e poucas outras.
Analistas começam a apresentar suas opiniões a respeito e, dentre estas, destaque para o papel da
AES Tietê, uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica[bb] do Brasil, que possui um parque de usinas composto por 10 hidrelétricas, com capacidade instalada de 2,65 mil megawatts (MW), respondendo por cerca de 20% da energia gerada no Estado de São Paulo e de 2% da produção nacional.
Com relação ao exercício de 2008, a empresa pagou dividendos de R$ 1,92 por ação preferencial, quando o preço médio para o período na BOVESPA foi R$ 15,91, apresentando pois um
Dividend Yield/ação PN de 12% (nada mau). Há que se ter em mente que a média do Dividend Yeld[bb]/ação PN no período 200-2008 é de 11,76%.
Recentemente o
Bank of America considerou a política de dividendos da AES Tietê uma das mais interessantes na América Latina. Para os analistas da SLW, depois das quedas verificadas em setembro, atribuidas à realização de lucros, a estimativa é de que os papéis voltem a subir "por conta da perspectiva favorável de distribuição do dividendo referente ao resultado do terceiro trimestre de 2009". Os analistas da corretora TOV lembram que a empresa reagiu de forma interessante à recente crise no mercado financeiro[bb], principalmente porque toda sua energia está negociada até 2016, destacando ainda o "baixo endividamento da empresa, os investimentos apenas em nível de manutenção e o alto poder de geração de caixa, devendo no presente exercício, mais uma vez, distribuir 100% de seu luco sob a forma de dividendos".
A agência de classificação de riscos
Fitch, em sua última avaliação sobre a empresa, elevou os ratings de longo prazo e comentou que a AES Titê apresenta forte fluxo de caixa operacional, baixa alavancagem financeira, alta previsibilidade em resultados e forte liquidez.
Então? Nada mau, não lhes parece uma boa opção? Vejam, abaixo, o gráfico da ação[bb] no período 02/01/2009 a 15/10/2009 (clique para ampliar e melhor visualização). vejam que depois de formar extenso canal de alta o gráfico apresenta acumulação no período entre 26/06/2009 e 15/10/2009. Dentro desse já prolongado canal de acumulação, destaca-se, recentemente, uma estreita acumulação que se iniciou a 23/09 (período de início da baixa a que se referem os analistas da
SLW), já apresentando sinais de rompimento. Aguardemos o dia de hoje para verificar a consolidação, ou não do rompimento.












Sugestões para compras:
- GPS: Navegador GPS Navman F25 Tela 4,3" Touchscreen Conteúdo Guia 4 Rodas.
- Ferramentas: Lavadora de Alta Pressão LV Pro 2600W 220V - Lavor.
- DVD: De Volta para o Futuro - Box de Colecionador- Triplo.

Nenhum comentário: