sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os nervos da Bolsa

Lendo hoje o System Trading Blog, deparei-me com um assunto interessante, que procura confrontar informações do pasado com o que estamos ainda vivendo nos dias atuais, no mercado de capitais.
Só para lembrar um pouco de história, em setembro de 1955, quando o mercado chegou perto dos 32 pontos, com uma perda de US$14 bilhões em valores, por conta da notícia sobre o ataque do coração sofrido pelo presidente Eisenhower, configurou-se uma evidência dramática de que o mercado não tem qualquer controle sobre seus nervos. Ao mesmo tempo, em contraste, em dezembro de 1957, o mercado se recuperou, em poucas horas, das perdas ocasionadas pelo alarme momentâneo sobre a oclusão cerebral do presidente.
As motivações dos compradores e vendedores não são bem entendidas à luz de qualquer teoria sobre suas decisões financeiras. Todos, sem exceção, estão envolvidos com algum tipo de informação que presumivelmente os influencia, sempre com alguma conotação emocional envolvida.
Pensando sobre o passado e olhando o presente, podemos facilmente concluir que os investidores – profissionais e não profissionais- procuram sinais e preságios sobre o que pode afetar suas decisões financeiras e que venham a refletir algum impacto sobre suas economias (ou fortunas), nos próximos tempos.
Como proceder? Ou, como segurar os nervos?


Sugestões para compras:
- Livro: De Volta pra Casa - John Grogan (O mesmo autor de Marley & Eu, agora, em seu novo livro, conta sua história de vida muito antes de conhecer seu cachorro travesso).
- Livro: A Estratégia do Oceano Azul - Renee Mauborgne. O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).
- GPS: Navegador GPS Tela 4,3" Touchscreen Nav740 V7 - 2 anos de Garantia - Video Seven.
- Som automotivo: MP3 Automotivo com USB Frontal e Auxiliar DEH-2180UB Pioneer.

Nenhum comentário: