terça-feira, 8 de setembro de 2009

Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira

A Santo Antônio, é uma usina hidrelétrica em construção no estado de Rondônia, com previsão para estar concluída em 2012. Terá 44 turbinas de geração de energia elétrica com capacidade de gerar 73,5 megawatts/hora (MW) cada, totalizando 3.150 mw. É a primeira usina hidrelétrica[bb] do rio Madeira, cuja vazão no local é de aproximadamente 47 mil metros cúbicos por segundo.
A usina, juntamente com a de
Jirau, também em construção no mesmo rio, são consideradas fundamentais para o suprimento de energia elétrica no Brasil a partir de meados de 2013 e estão entre as obras mais importantes do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC.
O leilão de concessão foi realizado em dezembro de 2007, saindo-se vencedor o consórcio
Madeira Energia, liderado pela Odebrecht e por Furnas. O lance vencedor ofereceu um deságio de 35%.
Críticas internacionais internacionais: a
Bolívia expressou sua preocupação com o impacto ambiental e sanitário que as usinas de Santo Antônio e Jirau poderão causar, tendo em vista a proximidade de sua construção com a fronteira daquele país (100 km). Há preocupação com a proliferação de doenças como dengue e malária devido aos espelhos d'água que serão formados.
Em 14 de março de 2009, o
Brasil foi condenado simbolicamente pelo Tribunal da Água, uma corte de ética dentro do Fórum Mundial da Água realizado em Istambul, devido à construção das duas usinas no rio Madeira, que podem prejudicar a vida da população indígena, alterar os ciclos fluviais e a biodiversidade[bb].

Fonte: Wikipedia

Boas compras:
- Livro: Coleção Tolkien [Hobbit + Silmarillion + Senhor dos Anéis 1, 2 e 3].
- Brinquedo: Meu Primeiro Notebook da Xuxa com 24 Atividades.
- CD: Hard Candy - Madonna.

Nenhum comentário: