terça-feira, 7 de abril de 2009

Previsões e opiniões para 2009 - 8

As notícias e previsões de hoje.
- Para Soros, sistema bancário insolvente adia retomada da economia dos EUA para 2010.
O megainvestidor húngaro George Soros mostrou-se cético de que a economia norte-americana esteja mesmo oferecendo sinais mais concisos de recuperação. Em entrevista à Reuters nesta segunda-feira (6), afirmou que a atividade do país deve seguir em compasso de desaceleração até 2010.
-
Analista acha que reajuste da Vale não será tão ruim, mas múltiplos estão caros. Para os analistas do Itaú, dificilmente o reajuste do contrato de minério de ferro entre as siderúrgicas chinesas e as mineradoras será de 40% para baixo, conforme especulado pelo noticiário recente. "Mantemos nossa premissa de queda de 20% nos preços", estimam, com recuo de 27% nos volumes.
-
Focus: mercado prevê queda de 0,19% do PIB brasileiro em 2009. O Banco Central brasileiro divulgou nesta segunda-feira (6) a edição atualizada do relatório Focus. Segundo o documento, a mediana das projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) recuou pela quinta semana consecutiva, indo de 0% para -0,19%. Para 2010, os números são de recuperação, com aumento de 3,5%.
-
IGP-DI recua 0,84% em março, maior queda desde 1995. O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) diminuiu 0,84% em março, seguindo baixa de 0,13% um mês antes. Foi a maior deflação registrada pelo IGP-DI desde setembro de 1995, quando o indicador caiu 1,08%.
- Safra de 2009 deve encolher 6,5% sobre 2008, diz IBGE. A terceira estimativa da safra de grãos para 2009 indica uma produção de 136,4 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse volume é 6,5% inferior aos 145,8 milhões de toneladas obtidas no ano passado.
- Banco Mundial rebaixa previsão de crescimento da Ásia. As economias em desenvolvimento da Ásia Oriental crescerão este ano 5,3%, segundo relatório sobre a região publicado nesta terça-feira pelo Banco Mundial. Apesar de ser 1,4 ponto percentual menor em relação à previsão anterior do banco, a estimativa é muito superior às que foram feitas para o resto do mundo.
- Preço do gás boliviano vendido ao Brasil cai mais de 40%. Enquanto no Brasil o gás natural boliviano é considerado caro pelos empresários, no país vizinho a queda brusca do preço do combustível está levando o governo Evo Morales a rever o Orçamento deste ano e a recorrer às reservas internacionais para compensar a queda de arrecadação.
- Ativos podres dos bancos podem totalizar US$ 4 trilhões, diz FMI. Os ativos podres dos bancos e seguradoras podem totalizar US$ 4 trilhões, segundo nova previsão a ser divulgada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), informou o jornal britânico The Times, sem citar fontes.
- Estoque de minério de ferro da China nos portos crescem 1%. Os estoques de minério de ferro em importantes portos da China cresceram 1 por cento na semana até sexta-feira, para 72,55 milhões de toneladas, informou o Chinica Shipbuilders em relatório. Os estoques nos dois maiores portos receptores de minério de ferro da China, Qingdao e Rizhao, não se alteraram em relação à semana anterior.
- Produção das fábricas britânicas cai menos que esperado. A produção manufatureira britânica declinou menos que o esperado em fevereiro, mas marcou o 12o mês consecutivo no território negativo, a mais longa série desde a recessão do início da década de 1980. A agência nacional de estatísticas informou nesta terça-feira que a atividade manufatureira caiu 0,9 por cento em fevereiro sobre janeiro, abaixo da previsão de analistas de recuo de 1,5 por cento.

Nenhum comentário: