sexta-feira, 3 de abril de 2009

Internet o trabalho pode aumentar a produtividade

Estudos recentes realizados na Universidade de Melbourne, na Austrália, permitiram a conclusão de que a utilização da internet para navegação por diversão durante o horário do expediente pode acarretar aumento de produtividade. O relatório final aponta que cerca de nove por cento dos indivíduos que utilizam a web no trabalho se apresentam como mais produtivas do que aquelas que não o fazem.
O autor da pesquisa, Brent Coker, diz que isso é possível porque navegar na rede possibilita aumento na concentração dos empregados.
"Pausas curtas e moderadas, como uma rápida navegação na internet, permitem que a mente descanse, levando a uma concentração total maior para o dia de trabalho e, como resultado, aumenta a produtividade", afirma o pesquisador.
O estudo, que tomou uma amostra de cerca de 300 empregados mostrou que setenta por cento daqueles que se utilizam da internet no trabalho, também a utilizam para diversão durante o expediente, destacando-se como as situações mais verificadas a busca de informações sobre produtos, leitura de notícias online, jogos online e vídeos no YouTube.
O pesquisador Cocker lembra ainda que as empresas gastam fortunas em softwares que procuram a impedir os empregados de assistir vídeos ou fazer compras online, ou ainda, acesar as redes de relacionamento, sob alegação de que isso tem grande contribuição para a perda de produtividade. Nem sempre é o que acontece, afirma.
E você? Como está usando a internet no trabalho? Muito tempo, ou pouco tempo? Cabe lembrar que essa pesquisa foi feita com usuários que utilizam a rede por até 20 minutos durante o expediente.
Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário: