segunda-feira, 23 de março de 2009

Previsões e opiniões para o ano de 2009 - 2

Mudei um pouco o título da série de posts que pretendo apresentar aqui para o ano de 2009. O espírito conyinua o mesmo. Haverão mais acertos, ou erros? ou será que fica equilibrado? Quem se aventura com um prognóstico?
- 17/03 - Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia 2008: "esgotaram-se as ferramentas convencionais para sair da crise. Os governos precisam adotar medidas mais drásticas."
- 17/03 - Bank of America Merrill Lynch prevê um crescimento de 0,8% para o PIB brasileiro em 2009...
- 17/03 - O número de construções de casas nos Estados Unidos registrou avanço de 22,2% em fevereiro, chegando a uma taxa anualizada de 583 mil unidades. O resultado surpreendeu os analistas, que esperavam uma nova queda, depois de o índice ter atingido um patamar recorde de baixa em janeiro. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Departamento do Comércio.
-17/03 - "O Housing Starts, que mensura o nível anualizado de casas em início de construção nos EUA, registrou 583 mil novas casas em fevereiro, superando as projeções dos analistas.", "...a expectativa do mercado indicava 450 mil" Mas ainda não podemos comemorar...
- 17/03 - "O Instituto de Finanças Internacionais, maior associação de bancos do mundo, acredita que a América Latina irá contrair 0,3% em 2009..."
- 17/03 - "Bank of America Merrill Lynch prevê um crescimento de 0,8% para o PIB brasileiro em 2009..." e "Morgan Stanley prevê uma retração de 4,5% para o PIB brasileiro em 2009.
Lula rebate dizendo que o banco não conseguiu nem prever o que aconteceu com ele mesmo..."
- 17/03 - "Enfrentando a crise, a rede de lanchonetes Bob's irá criar 1.200 postos de trabalho no Brasil com a abertura de 90 pontos de venda..."
- 17/03 - "Crise afasta consumidor do crédito; procura recua 10,5% em fevereiro."
- 17/03 - "Anglo American revisa projetos no Brasil. Companhia americana adiou o que era possível e reduziu o ritmo das obras já em andamento."
- 20/03 - O FMI que geralmente é otimista em suas previsões já está considerando a hipótese de recessão mundial: "Fundo Monetário Internacional fez novas previsões, e pessimistas, sobre o crescimento mundial. Segundo o FMI, o PIB mundial terá sua primeira contração desde a Segunda Guerra Mundial..."
- 20/03 - "Carlos Lupi, ministro do Trabalho, prevê a criação de 100.000 empregos formais em março e um total de 1,5 milhão em 2009"
- 20/03 - "Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base mostra que 74% das empresas esperam uma queda no lucro em 2009..."
- 20/03 - Esta previsão otimista é do governo: "A previsão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2009 foi reduzida para 2%, contra os 4% inicialmente projetados."
- 20/03 - O governo da China bloqueou a oferta da Coca-Cola pela fábrica da sucos Huiyuan. O que isto tem haver com o setor siderúrgico e as mineradoras? A China queria comprar um pedaço da Rio Tinto que está com a "corda no pescoço", ou seja, com uma elevada dívida por vencer no curto prazo. Se os chineses não conseguirem entrar no capital desta devido a um protecionismo semelhante e justificado ao chinês por parte dos australianos, ela poderá ficar desesperada e vender sua produção mais barata forçando uma redução drástica nos preços das commodities. Outras hipóteses podem ocorrer neste meio do caminho, mas está ficando difícil para as mineradoras. Parece que as siderúrgicas chinesas se juntaram para a negociação com as mineradoras e assim aumentaram o seu poder de barganha. Esta guerra vai ser grande.
- 20/03 – Os analistas do Goldman Sachs perguntam: "o que pode dar certo para a economia mundial?". Felizmente, ao menos no campo hipotético, são várias as respostas:
• o consumo de norte-americanos, britânicos e alemães retoma força.
• a derrocada do setor imobiliário dos EUA encontra sua inflexão.
• O Talf (Term Asset-Backed Loan Facility, recém-introduzido para facilitar as condições de crédito, nos EUA) se torna um sucesso.
• aumenta a cooperação internacional.
• os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) voltam a empolgar.
- 20/03 - A nova estimativa do governo é de crescimento de 2% este ano. Bem mais modesta que os 3,5% anteriores, mas ainda otimista se comparada ao que os analistas projetam. Citando alguns, a agência de classificação de risco vê estagnação da economia brasileira este ano; a FitchTendências Consultoria aposta em tímido avanço de 0,3%; o Credit Suisse enxerga crescimento de 1,3%, mas diz que o risco de recessão é significativo.
- 20/03 - "Risco de recessão na economia brasileira é elevado e dependerá de quão extensas serão a crise externa e a contração do crédito", argumenta o banco suíço Credit Suisse. Marcela Prada, economista da Tendências Consultoria, espera queda de 0,9% no PIB referente ao primeiro trimestre deste. "Configuraria um caso de recessão técnica".
- 22/03 - Segundo Abhisit Vejjajiva, primeiro-ministro da Tailândia, a crise deixará cerca de 1 milhão de pessoas desempregadas no país...
- 22/03 - Em uma entrevista à rede CBS, o presidente Barack Obama diz estar vendo luzes de esperança para a economia norte-americana...
- 22/03 - Chakib Khelil, ministro da Energia argelino, acredita que o preço do barril de petróleo flutue até US$ 60 no fim de 2009...
- 22/03 - Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve, elogiou nesta sexta-feira (20/03) o governo do presidente Barack Obama...

Nenhum comentário: