segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Lisboa

Lisboa é simultaneamente a capital e a maior cidade de Portugal. A cidade é também capital do distrito de Lisboa, da região de Lisboa, da Área Metropolitana de Lisboa, e é ainda o principal centro da sub-região estatística da Grande Lisboa. Eclesiasticamente, é sede da diocese e do Patriarcado de Lisboa.
A região de Lisboa, com um PIB per capita superior à média da União Européia, é a região mais rica de Portugal. Duas agências européias têm sede em Lisboa: o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Agência Européia de Segurança Marítima, ambas com projetos de novas sedes a beira rio. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa encontra-se igualmente sediada em Lisboa.
Tem 499.700 habitantes (2007) e uma área metropolitana envolvente que ocupa cerca de 2.750 km², com cerca de 3 milhões de habitantes. A cidade e a sua área metropolitana concentram 27% da população do país. O concelho de Lisboa tem 83,84 km² de área, e apresenta uma densidade demográfica de 5.960,2 hab./km². O concelho subdivide-se em 53 freguesias, encontrando-se em estudo a formação de uma nova freguesia. Faz fronteira a norte com os municípios de Odivelas e Loures, a oeste com Oeiras, a noroeste com Amadora e a sudeste com o estuário do Tejo. Por este estuário, Lisboa une-se aos concelhos da Margem Sul: Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete.
Lisboa possui inúmeras atracções turísticas. Os seus bairros típicos atraem visitantes pelas suas características peculiares. A baixa pombalina, Belém, Chiado ou Bairro Alto, são zonas onde afluem milhares de turistas e visitantes anualmente.
O principal meio de deslocação em Lisboa, é o Metropolitano de Lisboa e os autocarros da Carris. Porém, todos os dias entram em Lisboa cerca de 5 milhões de carros, provenientes dos concelhos periféricos.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: