segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Inverno na Finlândia

A Finlândia é um país do Norte da Europa. Limita-se ao norte com a Noruega, ao leste com a Rússia, ao sul com o Golfo da Finlândia. Do outro lado do Golfo da Finlândia se encontra a Estônia e o Mar Báltico, e a oeste o Golfo de Bótnia e a Suécia. Sua capital é Helsínque, com 559.000 habitantes.
"Finlândia" em latim é Fennia (termo usado para nomear o país cientificamente) e "Finlândia"Finland (do sueco Finland, cujos derivados estão sendo usados em várias línguas derivadas de Suomi e estão sendo usados nas línguas mais próximas, e nas línguas bálticas, como o letão e o lituano).
A Finlândia tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes espalhados por mais de 337.000 km². O país foi classificado como 11º melhor país no Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, tendo um IDH de 0,952 (2007). A Finlândia tem um regime republicano parlamentar semipresidencialista. O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito por um período de seis anos e pode ser eleito por dois mandatos consecutivos. A atual Presidente da República, Srª Tarja Halonen, foi eleita em fevereiro de 2000. Porém o Presidente só é responsável pela política externa, representando o Estado Nacional. O poder executivo consiste em um Governo, chefiado por um primeiro-ministro, (que é escolhido pelo Parlamento de 200 membros), e composto por ministros distribuídos por vários cargos, e por um membro ex-ofício, o Chanceler de Justiça.
A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas, 187.888 lagos e 179.584 ilhas, mais concretamente. Um destes lagos, o Saimaa, é o 5º maior lago da Europa. A paisagem finlandesa é predominantemente plana, com algumas colinas e montes baixos. O ponto mais alto do país, o Halti, com 1.328 m, encontra-se no extremo norte da Lapônia. Além dos muitos lagos, a paisagem é dominada por grandes extensões de floresta boreal (cerca de 60% da área terrestre) e pouca terra arável.
A maior parte das ilhas encontra-se a sudoeste, fazendo parte do arquipélago das ilhas Åland, ou então situa-se ao largo da costa sul, no golfo da Finlândia. A Finlândia é um dos poucos países do mundo que estão crescendo em área: devido ao levantamento isostático da Escandinávia, que ocorre desde a última glaciação, a superfície do país cresce cerca de 7 km² por ano.
O clima da Finlândia meridional é temperado. No norte da Finlândia, na província da Lapônia, domina um clima sub-ártico, caracterizado por invernos frios e ocasionalmente severos e verões relativamente amenos.
Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico, e consequentemente é possível experimentar o Sol da meia-noite — mais frequente à medida que se caminha para norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno.
A Finlândia possui uma economia de mercado altamente industrializada, com produção per capita maior que a do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. O padrão de vida finlandês é elevado. O setor chave de sua economia é a indústria - principalmente madeireira, metalurgia, engenharia, telecomunicações (destaque para a Nokia) e produtos electrônicos. O comércio externo é importante, representando cerca de 1/3 do PIB. Com exceção de madeira e de vários minérios, a Finlândia depende de importações de matérias-primas, energia, e alguns componentes de bens manufacturados.
Há duas línguas oficiais na Finlândia: o finlandês, falado por 92% da população como língua materna e o sueco, falado por 5,5% dos habitantes. A etnia predominante é o caucasiano europeu do norte (nórdico).
A população da Finlândia sempre se concentrou na região sul do país. As grandes cidades da Finlândia encontram-se na Área Metropolitana de Helsínque (incluindo as cidades de Helsinki, Espoo e Vantaa), Tampere, Turku, e Oulu. Segundo dados de 2004, a maior parte dos finlandeses (83,3%) são membros da Igreja Luterana da Finlândia, com uma minoria de 1,1% pertencente à Igreja Ortodoxa. As duas são igrejas oficiais do estado. O resto consiste em grupos relativamente pequenos (1,1% no total) de outros protestantes, católicos, muçulmanos, judeus, e 14% não-religiosos.
na raiz germânica é
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: