quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Caduceu

A vida de um símbolo está no significado que ele representa!
A intrigante confusão entre o Bastão de Asklépios (Esculápio)... e o Caduceu de Hermes (Mercúrio) é antiga e existe desde a Renascença.
O Bastão de Asklépios ou Esculápios tem uma serpente enrolada, enquanto o Caduceu de Hermes ou Mercúrio tem duas serpentes enroladas.
Para compreender esses símbolos de significados tão diferentes é necessário conhecer suas histórias.
MITO DE ASKLÉPIOS
Na mitologia grega, Asclépios foi criado pelo centauro Quiron que lhe ensinou as propriedades das plantas medicinais. Uma serpente enroscou-se em seu cajado. Apesar do esforço para retirá-la ela tornava a enrolar-se no bastão, onde permaneceu para sempre.
Asclépios tornou-se um médico célebre e, segundo a lenda, além de curar os doentes, ressuscitava os mortos, unindo medicina e arte na cura das enfermidades, ultrapassando os limites da medicina. Foi cultuado como deus da medicina, tanto na Grécia, como no Império Romano. O mito sobre Asklépios ou Esculápio data de cerca de 700 anos a.C. e foi relatado por Hesíodo.
O juramento de Hipócrates (pai da medicina), feito pelos formandos dessa profissão, inicia-se com uma promessa em nome Asklépios (Esculápio) :
“Eu juro, por Apolo, médico; por Esculápio, Higéia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue... etc. e tal...”
SIMBOLISMO - Asklépios
O cajado era um símbolo de poder espiritual; quem o usava estava num estágio superior de conhecimento, amadurecimento e moderação. A serpente, desde o tempo dos babilônios, esteve relacionada com a cura e, portanto com a atividade médica. Por ela trocar de pele representava a renovação, a libertação das doenças, o renascimento.
MITO DO CADUCEU
Hermes (Mercúrio) na mitologia grega era muito precoce; cinco minutos depois de nascer pulou do berço e saiu em busca de aventuras. Ele tinha a capacidade de deslocar-se com a velocidade do pensamento e, por isso, tornou-se o mensageiro dos deuses do Olimpo. Ganhou seu caduceu de Apolo. Executava suas tarefas com destreza, engenhosidade e muita alegria. Era astuto, audacioso, safado. Hermes tornou-se o patrono dos mentirosos, dos jogadores, dos viajantes, dos ladrões. Era considerado o deus do comércio.
SIMBOLISMO - Caduceu
O caduceu é o símbolo do equilíbrio de forças antagônicas; representa o combate entre duas serpentes, a luta interior de energias contrárias. O Caduceu é o símbolo universal da medicina, bem representado com as mudanças no relacionamento entre o paciente e o profissional, a comercialização abusiva da profissão e os planos de saúde impondo regras a essa prática.

“Que a comida seja teu alimento e o alimento, tua medicina.” “Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão tuas doenças.” - Hipócrates

Nenhum comentário: