sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Palácio de Peterhof

Peterhof (que em alemão significa "Corte/Jardim de Pedro") é um conjunto de palácios e jardins, distribuidos sob as ordens de Pedro, o Grande, e por vezes chamado de Versailles Russo. Fica situado nas proximidades de uma cidade de 82.000 habitantes com o mesmo nome, a cerca de trinta quilômetros da antiga capital russa, São Petersburgo (20 km a Oeste e 6 Km a Sul), com vista para o Golfo da Finlândia, um braço do Mar Báltico. Assim como todo o Centro Histórico de São Petersburgo, o palácio do Peterhof faz parte do Património Mundial da UNESCO.
Conhecida por ter servido de habitação ao fundador da cidade, o Czar Pedro, O Grande, foi erguida entre os anos de 1714 e 1725. No entanto, o monarca já planeava construir este magnífico edifício desde 1705, dois anos depois da fundação de São Petersburgo, a Cidade de São Pedro.
A maior e mais bonita fonte de todo o parque, A Grande Cascata, prolonga-se por um grande canal, o Canal do Mar, até ao Mar Báltico.

Ao longo dos vários hectares de parque, o Peterhof tem mais de cento e vinte fontes, todas elas de grande beleza e imponência. Todo o conjunto merece uma visita atenta, tanto pelo luxo dos interiores como pela magnificência do parque.
As primeiras menções de Pedro, o Grande a Peterhof encontram-se no seu diário, com data de 1705, durante a Grande Guerra do Norte, referindo-se a ele como um bom local de construção de um pouso para usar nas viagens e para a fortaleza insular de Kronstadt.

Em 1714, Pedro começou a construção, no que viria a ser o parque de Peterhof, do palácio de Monplaisir (meu prazer), baseado nos seus próprios esboços. Este foi o Palácio de Verão que Pedro usaria nas suas viagens entre a Europa e o porto marítimo de Kronstadt. Nas paredes deste seu palácio litoral encontram-se suspensas centenas de pinturas que Pedro trouxe da Europa, e que resistiram aos frios invernos russos, juntamente com a umidade própria da proximidade do mar. Na esquina de Monplaisir virada ao mar, Pedro instalou o seu Estúdio Marítimo, do qual podia ver a Ilha de Kronstadt para a esquerda e São Petersburgo para a direita.
Mais tarde, ampliou os seus planos, incluindo um vasto conjunto de palácios e jardins, seguindo o modelo do Palácio de Versailles.

Os palácios e jardins de Petrodvorets foram aumentados por cada um dos Czares que sucederam a Pedro, mas a maior parte das contribuições foram concluidas por Pedro, o Grande, cerca de 1725.
Pedro chegou a conceber planos para um palácio semelhante em Strelna, a pouca distância para Este, mas estes foram abandonados.

Peterhof, originalmente, tinha uma aparência bastante diferente da atual. Muitas das fontes ainda não haviam sido instaladas. Nem o Parque de Alexandre, nem os Jardins SuperioresFonte de Sansão e o seu maciço pedestal ainda não fôra instalado no Canal Marítimo e o próprio canal era usado como uma grande marina que entrava pelo complexo. existiam (o último era usado para o cultivo de vegetais e os seus tanques como viveiros de peixe). A
Do mesmo modo, a Grande Cascata estava mais esparsamente decorada no seu traçado original.
Peterhof encontra-se novamente acessível por mar; existem barcos que partem do Palácio de Inverno, em São Petersburgo, passam o Rio Neva e a costa do Golfo da Finlândia, e acostam na entrada do Canal Marítimo. O palácio tembém tem fácil acesso por estrada. Os transportes públicos e as carrinhas privadas fazem viagens regulares a partir de São Petersburgo. Os Jardins Superiores têm acesso livre, mas a entrada para os Jardins Inferiores requer a compra de bilhetes (não incluídos na taxa paga pela viagem de barco pelos visitantes que escolhem aquele meio de transporte).

O palácio e a gruta só têm acesso através de visitas guiadas. Tal como muitas outras atracções turísticas na Rússia, os bilhetes para os cidadãos russos são descontados para cerca de 10% dos preços cobrados aos visitantes estrangeiros. Isso significa que é permitido aos cidadãos locais usar a frente de mar para apanhar sol e nadar. As horas são limitadas. Mesmo durante a estação turística do Verão, os Jardins Inferiores só abrem entre as dez e as onze horas da manhã e as fontes são desligadas às cinco horas da tarde.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: