sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Novidades na imigração americana

Para quem está de viagem marcada para os EUA, novidade à vista, conforme notícia divulgada no último dia 15/01 pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA (U.S. Department of Homeland Security - DHS) anunciou hoje que uma tecnologia biométrica moderna está em uso em importantes pontos de entrada dos EUA e que os visitantes estrangeiros, na sua maioria, podem esperar usar a nova tecnologia quando entrarem no país. O programa US-VISIT do DHS começou em 2007 a modernizar o padrão da sua tecnologia biométrica de duas para dez impressões digitais, a fim de tornar o processo de entrada mais rápido e mais preciso, permitindo que os funcionários do DHS concentrem a sua atenção em pessoas que possam apresentar um risco aos Estados Unidos.
O recolhimento de dez impressões digitais aumenta a precisão da comparação das impressões e reduz a possibilidade de o sistema identificar incorretamente um visitante estrangeiro. Com ele o DHS também tem maior capacidade de comparar as impressões digitais dos visitantes aos dados criminais do Escritório Federal de Investigação (Federal Bureau of Investigation - FBI) e pode comparar estas impressões às impressões sigilosas recolhidas pelo Departamento de Defesa (Department of Defense - DOD) e pelo FBI de terroristas conhecidos e desconhecidos em todo o mundo.
O programa US-VISIT do DHS, em cooperação com a CBP, está liderando a modernização do departamento para o recolhimento de dez impressões digitais. Esta modernização é o resultado de uma parceria interdepartamental entre o DHS, FBI, DOD e Departamento de Estado.
O US-VISIT presta serviços de identificação biométrica a órgãos do governo federal, estadual e local. O serviço mais visível do programa é o recolhimento de informações biométricas de visitantes estrangeiros quando eles se candidatam a vistos e entram nos Estados Unidos. Desde a implantação do US-VISIT em 2004, o uso da biometria
pelo DHS vem ajudando a evitar o uso de documentos fraudulentos, proteger visitantes de roubo de identidade e impedir milhares de criminosos e as pessoas que violam a lei de imigração de entrarem nos Estados Unidos.

FONTE: U.S. Department of Homeland Security (DHS),15/01/2009; PR Newswire Brasil

Nenhum comentário: