sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Noruega

A Noruega é um país europeu situado na Península Escandinava. Limitado a norte pelo Mar de Barents, a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia, a sul pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Dinamarca, e a oeste pelo Mar do Norte e pelo Mar da Noruega.
A Noruega tem também territórios situados longe das suas costas: Partes do reino (embora não partes de nenhum condado ou comuna): Svalbard (inclui Spitzbergen e a Ilha do Urso); Jan Mayen- dependências; Ilha Bouvet - próximo da Antártica (Oceano Atlântico); Ilha de Pedro I - próximo da Antártica (Oceano Pacífico); Terra da Rainha Maud - território reivindicado pela Noruega, no continente da Antártica.
A Noruega lidera o Índice Global da Paz, possui o segundo maior PIB nominal per capita (atrás de Luxemburgo) e apresenta o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (empatada com a Islândia).
Oslo é a capital e cidade mais populosa do país. Outras cidades importantes são Bergen, Trondheim e Stavanger. Possui uma área de 385.199 km², uma parte da qual se distribui por mais de 150 mil ilhas. Na área continental, predomina a paisagem de montanhas, platôs e fiordes. A Noruega possui uma fronteira territorial de 2.542 km, sendo 1619 km com a Suécia ao leste, 727 km com a Finlândia ao nordeste e 196 km com a Rússia no extremo norte. Ao sul a Noruega se separa da Dinamarca pelo estreito de Skagerrak.
A extensão aproximada do país, de norte a sul, é de 1.700 quilômetros. O terreno glacial é formado em maior parte por platôs altos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, a linha costeira bastante recortada por fiordes e tundra ao norte.
O clima da Noruega pode ser oceânico, continental, sub-ártico e alpino, com verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e alta precipitação de neve; porém, diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país à beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que apresente mesmo no mês mais frio, janeiro, regiões com temperaturas médias superiores a 0°C, sendo mais comum precipitações em forma de chuva do que neve, como é o caso de Bergen, que em janeiro registra médias em torno de 2°C. Já as ilhas Lofoten apresentam a maior anomalia climática positiva no que diz respeito à latitude, entretanto, na fronteira com a Finlândia no condado de Finnmark, os termómetros podem registrar 40°C negativos entre dezembro e março. A mais alta temperatura registrada no país foi 35.6°C em Nesbyen, enquanto a mínima foi -51.4°C em Karasjok.
A economia norueguesa é próspera, social-democrata, caracterizado por uma combinação da atividade do mercado livre com a intervenção do governo. As áreas chave estão sob controle do governo, tais como o sector vital do petróleo, com as empresas de estado em grande destaque.
O país é dotado de ricos recursos naturais - petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas, e minerais - e está altamente dependente da sua produção e dos preços internacionais do petróleo; em 1999, o petróleo e o gás somaram 35% das exportações. Somente a Arábia Saudita e a Rússia exportam mais petróleo do que a Noruega.

A Noruega tem uma população de aproximadamente 5 milhões de pessoas, com uma taxa de crescimento populacional de 0.7% (2005), o que equivale a dizer que a Noruega tal como quase todos os países europeus tem uma população envelhecida. A esperança de vida é de 82 anos para as mulheres e de 77 anos para os homens, uma das mais elevadas do mundo. Os imigrantes representam aproximadamente 6.5% da população do país.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: