sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lao Tsé e o Tao Te Ching

"Quando os teus desejos são poucos, a tua mente é naturalmente tranqüila".
Sengai - Monge Zen

O Tao é a natureza
Lao Tsé, sem dúvidas, um dos mais elevados seres que viveu na terra. Ele deixou uma obra imortal o Tao Te Ching que atravessou milênios chegando até o nossos dias com o mesmo valor que teve há 2.600 anos passados. O livro não é grande, são apenas 81 pequenos aforismos, mas que representam um grande manancial da sabedoria comum aos Grandes Mestres da humanidade. Os ensinamentos de Lao Tsé expressos no Tao Te Ching representam para o povo chinês aquilo que os ensinamentos de Jesus representa para o mundo ocidental.
Tao Te Ching, (pronuncia-se: Dao Dê Jing) significa: Ching (livro, escrito, manuscrito), Tao (Infinito, a Essência, a Consciência Invisível, o Insondável, o como, de como as coisas acontecem). Literalmente, portanto, significa "O livro de como as coisas funcionam" e na realidade é este o seu sentido, mostrar como as coisas no universo funcionam segundo o Tao. Também significa "O Livro que Revela Deus" e "O livro que leva à Divindade".
Composto por 81 aforismos aplicáveis às mais diversas situações os ensinamentos nele contidos sempre foram atuais em todas as épocas e situaçoes.
Os aforismos são de uma simplicidade desconcertante e o que é bem especial, eles são adaptáveis a todas as atividades, a todos os lugares, e a todas as épocas. Por esta razão é que existem centenas de interpretações, cada uma delas especialmente direcionada para um determinado campo de atividade. Embora, de inicio, o Tao Te Ching tenha sido uma obra destinada aos sábios, aos líderes políticos e aos governantes da China, com o transcorrer dos séculos, tornou-se uma obra destinada a qualquer pessoa.
Conta-se que Lao Tsé aos 80 anos de idade, viajou e depois de haver cruzado a fronteira ocidental da China desapareceu, sem deixar vestígios . Ao passar pela fronteira da China um guarda pediu-lhe um resumo da sua filosofia, ao que Lao Tsé atendeu entregando-lhe um pequeno manuscrito contendo 81 aforismos que representam a quintessência do atual Tao Te Ching.
Os 81 aforismos são apresentados de forma que podem ser classificados em três grupos:
1 - A lei natural. Mostra como as coisas acontecem;
2 - O modo de vida. Mostra como se viver em harmonia com as leis naturais;
3 - O modo de liderar. Mostra como governar e educar de acordo com a lei natural.
O trabalho dos seguidores de Lao Tsé consiste em constantemente estudar os aforismos e adaptá-los às mais diversas situações, adaptá-los ao modo próprio de vida, à conduta, ao trabalho, às profissões e assim por diante.

Nenhum comentário: