sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CRISE? O negócio é se reinventar! Oportunidades surgirão

Essa manhã acordei ouvindo cigarras cantando.
Tal foi a simpatia com esse amanhecer que me permiti ir além do sonho, para perceber a existência de espíritos, ou estados de espíritos existentes, na natureza. Espíritos das árvores, talvez? Ou das estrelas? O Sol ainda não havia nascido, mas já eu bem sabia da grande concentração de planetas em Capricórnio.
Parece que este dia foi escolhido a dedo por Saturno para entrar em seu ciclo de retrogração, que durará até 16 de maio de 2009. Serão portanto mais de cinco meses, a começar de hoje, para REver, REaver, REavaliar, REorganizar, REordenar, REestruturar, REconstruir, REcuperar, REsgatar o fio da meada, REencontrar o rumo certo para as principais linhas de ações que se desenvolverão ao longo de 2009. Poderíamos pensar em REtrocesso, REpetição, REcorrência, mas devemos sim, focar em renovação. Sempre que nos deparamos com o final de um ciclo temos duas direções a seguir: ou repetimos ou reciclamos.
Bastou Plutão entrar definitivamente no domicilio de Saturno, em 26 de novembro último, para se instalar em todo o planeta um estado de apreensões e medos, resumidos numa única sentença: CRISE.
Mas nunca podemos esquecer que o ideograma chinês que se traduz pela palavra CRISE, é o mesmo que encerra a idéia de OPORTUNIDADE. Apresenta-se junto com toda crise, uma grande oportunidade de reciclagem, de renovação.
Talvez pelo fato de haver uma grande concentração de planetas, hoje, em seu domicílio, vide a explosiva conjunção de Marte e Plutão, já percebida pelos recentes acontecimentos na Faixa de Gaza, bem na porta de entrada de Capricórnio com o Sol transitando ali, além de Júpiter e Mercúrio na saída a 29 graus, prontos para anunciar medidas cautelares a serem tomadas diante da tão anunciada crise,Saturno nos ofereça uma grande oportunidade! A oportunidade de escolhas.
CRISE vem de KRINOS - e em sua acepção primitiva quer dizer - "de-cisão". O que vem antes do corte, da cisão. Este é um importante momento de "de-cisão", de corte. Para que a vida se renove, há que se fazer uma ruptura com a repetição.
Esse período de retrogração de Saturno, até maio de 2009, sugere que façamos cortes sim, mas não de modo precipitado por julgamentos ou emoções de medo, ameaça, apreensões. Isso porque antes da decisão temos escolhas, mas depois: não! Arcamos com as consequências. E as escolhas já são um estágio um pouco mais avançado que meras buscas de quimeras, procuras ou caçadas insanas. Vejamos o que temos à mão. O que serve, o que pode ser reciclado. Separar joio e trigo, preparar a terra para receber o grão.
É essa a principal proposição da retrogradação de Saturno em Virgem; para os próximos meses. Colocar em ordem a casa, desde a casa-casa, a moradia, o corpo, a saúde, o alimento, as contas, as coisas práticas do viver, até cuidar do solo e do plantio, de nossa terra, recursos e riquezas, de nosso trabalho, mão de obra e produção, e num âmbito mais amplo, do sentido de nação.
O Brasil é do signo de Virgem, grande celeiro do mundo. Uma grande colheita se anuncia, mas é preciso colocar a mão na massa, fazer o melhor de si, ou simplesmente, fazer a sua parte. A colheita é sinônimo de trabalho. A melhor forma de lidar com a CRISE é decidir por trabalho, mas trabalho criativo, que nutre, alimenta, que é fonte de prazer e alegria. Estas também são energias que estão disponíveis no ar: olhando para o céu de hoje, também estarão presentes e visíveis no pôr do Sol, a conjunção da harmonia e beleza de Vênus com a Lua em Aquário, com o toque sutil, mágico e invisível de Netuno, anunciando a festa. Como foi dito, tudo é uma questão de escolhas: é como ouvir cigarras ao amanhecer e finalizar o ano com fogos de artifícios acordando os deuses.

Nenhum comentário: