quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Um novo invasor ameaça o Reino Unido

O BBCNews Website informa sobre recente descoberta de uma espécie de formiga que poderá estar, em breve, estabelecendo suas colônias em parques e jardins por todo o norte setentrional da Europa, incluindo o Reino Unido, segundo avaliação de cientistas.
Trata-se da espécie de formiga
Lasius neglectus que fora identificada 20 anos atrás, quando estabeleceu uma colônia em Budapeste.
Em uma artigo no jornal
PLoS One, os cientistas dizem que essa espécie é, provavelmente, originária da Ásia.
Dizem ainda que um jardim infestado com essa espécie contém entre 10 e 100 vezes mais formigas do que as variedades nativas da Europa.
Embora sejam similares às formigas negras encontradas em jardins, a espécie invasora tem um comportamento muito diferente, principalmente na estrutura social dentro das colônias.
Os pesquisadores acreditam que este seja o segredo para entender porque elas podem invadir parques e jardins e exterminar as espécies que habitualmente ocupam aquelas áreas. Serão elas terroristas?
Acreditam os pesquisadores que essa espécie de formiga pode ter sido transportada para a Europa em terra usada para utilização em vasos com plantas. As colônias já identificadas estão na França, Alemanha, Polônia e Bélgica.
Na espécia
Lasius neglectus as rainhas acasalam-se dentro da colônia existente antes de deixá-la e estabelecer-se em uma nova colônia.
Fonte: BBC News

Nenhum comentário: