quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Só danço samba, com Ed Lincoln, a música do dia

Outro artista que fazia muito sucesso nos bailes dos anos 60 era Ed Lincoln (Eduardo Lincoln Barbosa Sabóia), instrumentista, compositor e arranjador, nascido em Fortaleza (CE). Em 1951, mudou-se para o Rio de Janeiro, iniciando a carreira artística como contrabaixista e depois passando para o piano e o orgão elétrico. Atuou na boate Plaza tocando baixo e piano ao lado de Luiz Eça e Johnny Alf, fazendo parte também do conjunto de Dick Farney.
Em 1955 formou seu próprio conjunto. No mesmo ano, gravou seu primeiro disco interpretando Amanhã eu vou, de
Nilo Sérgio e Nunca mais, de sua autoria e Sílvio César. Entre 1955 e 1958, atuou na boate Drink, no Rio de Janeiro no conjunto de danças dirigido por Djalma Ferreira. Ainda no final dos anos 1950, acompanhou gravações dos iniciantes Claudete Soares e Baden Powell.
Sua carreira foi num crescendo, até que, em 2005, teve problemas de saúde e teve que se afastar da carreira artística morando na cidade de Petrópolis. Em 2007, retomou as atividades gravando em órgão
Hammond o samba Sem compromisso, de Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro para ser incluído no novo CD de Marcelinho da Lua.
A música do dia,
Só danço samba, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, foi destaque no LP Ed Lincoln - Seu piano e seu órgão espetacular, lançado em 1963. Ouçam!


Nenhum comentário: