quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Bolsa hoje

O dia hoje já havia começado bem, com as Bolsas asiáticas fechando em alta e as européias abrindo com a mesma tendência. A abertura dos pregões no Brasil e nos Estados Unidos marcaram a mesma tendência, o que foi mantido até o fechamento. Precisamos prestar atenção amanhã, quando sairá o Unemployement Claims, nos EUA, e o que deve acontecer depois da ligeira baixa no fechamento do mercado londrino hoje (-0,32%).
A análise gráfica do mercado brasileiro mostra que o índice BOVESPA além de romper a resistente linha de tendência de baixa (LTB), também rompeu um triângulo assimétrico que se formou a partir de 14/10/2008. Também a resistência configurada por volta dos 38.700 pontos foi rompida hoje. Tudo conspira para a consolidação de uma mudança de tendência, pois também o volume negociado na Bovespa vem aumentando a cada dia. Mais uma vez, vamos aguardar o dia de amanhã com o terrível indicador de pedido de auxílio desemprego nos EUA, para uma melhor avaliação.
Dentre os papéis de maior destaque na BOVESPA, gostei do comportamento de Vale, embora não tenha rompido o triângulo assimétrico formado, nem a resistência representada pelo valor de R$ 26,25, mas já tendo fechado dois gaps anteriores, quando em baixa. O volume negociado de Vale também tem sido representativo.
Outro papel que tem me chamado atenção, AMBEV, continua sua trajetória de alta, com suas cotações já voltando aos níveis de setembro de 2008, o que representa uma perda de 27%, das menores verificadas no mercado desde maio. Há que se notar que AMBEV abriu um gap para a alta, justamente no dia em que rompeu uma bandeira indicativa de alta que estava sendo formada desde o dia 14/11. É esperar para ver!
Outro papel que estáse mostrando interessante na análise gráfica é CSN, pois rompeu a famosa LTB de longo prazo, andou numa acumulação por bom tempo e agora rompeu um triângulo indicativo de alta. É preciso ter atenção, pois os volumes negociados ainda são baixos para os níveis anteriores do papel.
Por hoje é só. Boa sorte!

Nenhum comentário: