sábado, 8 de novembro de 2008

Uma "nova" geração começa a usar o computador

Já ouvi de muitos amigos com idade avançada(?) que o uso de computador é para jovens, que aprender a usá-lo é muito difícil e outras argumentações mais. Para mim, todas sem grande fundamento, caracterizando mais o medo de enfrentar uma tecnologia que, embora não tão nova assim, não fez parte de seus aprendizados, nem de acúmulo de conhecimento.
O que vemos na realidade, é que o computador e suas infindáveis e criativas aplicações, passou a ser exigência da vida moderna; profissionais em diversas áreas de atuação foram levados aà atualização tecnológica com uso do computador, da mesma forma que já havia acintecido com o uso do telex, em alguma época atrás, depois o fax, o telefone móvel celular e agora, o computador.
Em meu ciclo de amizades e em meu clube de serviços, o Rotary, vira e mexe sou solicitado a falar um pouco siobre computador, internet, redes sociais, blogs, sites, etc. A reação é espantosa! A maioria comenta que para eles não dá mais e começam perguntas específicas. "Como mando email para um amigo?" "Como incluo fotos em email?" "E se eu fizer uma bobagem ao apagar o documento que estava preparando, como vou recuperar?" "Que história é essa de Skype, Orkut, MySpace?", e por aí vai.
A Folha Online publicou um artigo bastante interessante Vencido o medo, idoso aproveita o micro, escrito por Daniela Arrais, da Folha de São Paulo, retratando o que foi visto em uma aula do Oldnet, projeto de inclusão digital da ONG Aprendiz, em São Paulo..
Para aqueles idosos que não acessam a Folha, aqui vão alguns trechos que julguei interessantes.
...Quem conta é a coordenadora Izabel Marques, acrescentando que, vencido o terror inicial - que vai do simples receio ao pavor absoluto-, eles mostram um interesse enorme em aprender. "A motivação deles é se atualizar. Eles dizem que se sentem excluídos, analfabetos, sem saber o que acontece."
Alunos a partir de 60 anos recebem apoio de instrutores com idades entre 14 e 18 anos. O projeto, que existe há nove anos, propõe o intercâmbio entre as gerações. "Os adolescentes ensinam aos mais velhos, o que ajuda a quebrar estereótipos, pois eles vêem que os idosos podem aprender, mesmo com um pouco de dificuldade, em outro ritmo", diz.
O curso, que é gratuito e tem duração de um ano (saiba mais em www.oldnet.com.br), não segue um programa específico, mas sim o tempo e a necessidade de cada aluno. "Em comum, os alunos têm a vontade de se comunicar com parentes que moram em outros Estados, outros países", afirma Izabel.
Usar a internet ajuda os idosos não só no aspecto de integração social, mas também estimula o cérebro.
O Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) desenvolve um trabalho com idosos que têm problemas de memória, estimulando o raciocínio por meio do uso do micro. "Conseguimos saber como está a memória a partir do que eles conseguem aprender", afirma Luiz Roberto Ramos, que dirige a equipe, em atividade desde 2003 --por lá, já passaram cerca de 300 alunos.
O centro trabalha na construção de um site de interação para idosos, que irá avaliar a capacidade cognitiva deles, ao mesmo tempo em que irá prescrever exercícios que envolvam computador.
Uma outra notícia,esta vinda da agência Efe, informa que um chinês de 105 anos procura namorada na internet.
A história de Gong Duoruo ocupa as páginas de muitos jornais, entre eles o governista "China Daily", que hoje publicou fotos do idoso conversando em uma sala de bate-papo (chat) na internet e com fones de ouvido.
Já na Inglaterra, ainda segundo artigo da Folha Online,
O inglês Peter Oakley, 81, começou a usar a internet. Queria deixar de lado a solidão que tinha tomado conta da casa onde morava com a esposa, em Derbyshire, Inglaterra. Mal sabia que a simples vontade de navegar iria transformá-lo em uma celebridade da internet. Há dois anos, Oakley mantém um dos canais mais populares do YouTube, o geriatric1927 (br.youtube.com/geriatric1927), que tem cerca de 49 mil assinantes.
Com uma webcam e embalado por um blues, Oakley se apresentou ao mundo para fazer "queixas e resmungos geriátricos". Pois caiu nas graças dos internautas, falando sobre sua juventude durante a Segunda Guerra Mundial, jovens e drogas e até dando lições de sexo. "Não esperava nada do que aconteceu. Esses sites, redes sociais, são dominados por jovens. Pensei que eles iriam rir de mim."
Por outro lado, a Internet pode diminuir em muito, o abismo entre os cidadãos e as leis.
Várias páginas trazem desde um conjunto completo de leis --tanto para consulta on-line quanto para download--, passando por comentários e análises, até consultorias jurídicas on-line", escreve Fernando Badô para a Folha de São Paulo.
Vale a pena ler o artigo completo aqui.
Portanto idosos, comecem hoje e aproveitem a exploração do mundo em todos os aspectos que a internet lhes coloca à disposição. E quem sabe você não fará novos amigos, virtuais de início, mas que poderão estar mais próximo daqui a pouco.

Nenhum comentário: