sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Pequenos deprimidos

Prestem atenção à seguinte notícia.
Rio - Perda do prazer em se divertir, pensamentos de morte, cansaço, alimentação desequilibrada e mau rendimento escolar. Se o seu filho apresenta ao menos dois desses sintomas, fique atento, pois ele pode sofrer de depressão. Para ajudar a combater esse mal, que atinge cerca de 10% da população nacional dos 6 aos 16 anos de idade, a Santa Casa de Misericórdia do Rio vai oferecer tratamento para deprimidos que tenham entre 6 e 15 anos.
As inscrições podem ser feitas, até o dia 26 de setembro, pelo telefone 2533-0118. É preciso comprovar baixa renda para ter acesso ao tratamento. De acordo com o chefe de serviço infanto-juvenil do ambulatório de psiquiatria, Fábio Barbirato, a unidade espera receber cerca de 200 inscrições, para preencher as 50 vagas. “Apenas um terço das pessoas que chegam à unidade realmente tem depressão. Os sintomas devem permanecer por mais de uma semana”, explicou.
Após a inscrição, a unidade entra em contato com o paciente para agendar a avaliação. O médico ressalta que essa etapa, cuja conclusão está prevista para o final de outubro, se divide em duas partes: entrevista com os pais e conversa com a criança, ambas feitas pelo mesmo psiquiatra.
Detectado o problema, o paciente inicia o tratamento, que inclui consultas semanais com um psiquiatra. Os responsáveis são atendidos a cada 15 dias e, se preciso, professores da criança podem ser chamados.

REMÉDIOS GRÁTIS
Barbirato lembra que os remédios receitados podem ser adquiridos junto à Secretaria Estadual de Saúde. “Temos um índice de 80% dos pacientes com alta. Procuramos evitar que crianças depressivas se tornem jovens suicidas”, afirma.
O ambulatório infanto-juvenil da Santa Casa existe há três anos e as inscrições só podem ser feitas pelo telefone. Nos últimos dez anos, o número de crianças e adolescentes com depressão subiu cerca de 10% no mundo. Para Barbirato, o aumento da violência e a separação dos pais são fatores que levam os pacientes a desenvolver o problema.

SINTOMAS DA DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL
A depressão infanto-juvenil atinge cerca de 10% da população nacional na faixa etária dos 6 aos 16 anos. Atitudes que parecem não ser graves podem esconder a doença. Caso os sintomas persistam por uma semana, procure um especialista e faça uma avaliação
Falta de vontade de se divertir, apatia, cansaço
Fisionomia triste
Desequilíbrios alimentares: comer menos ou muito mais dos que as outras crianças
Choro e irritabilidade fáceis e sem motivo aparente
Reclamações constantes de dor na barriga, na cabeça ou nas pernas
Mau rendimento escolar
Isolamento social
Sentimentos de culpa e de que está “ dando trabalho” aos pais
Passar muito tempo dormindo e deitado
Pensamentos de morte e/ou suicídio.

Nenhum comentário: