domingo, 20 de julho de 2008

Para quem vai aos Jogos Olímpicos em Pequim

Vocês já arrumaram as malas para a viagem? Saibam que quando chegarem a Pequim encontrarão um doas maiores e mais bem projetados aeroportos do mundo.
O aeroporto de Pequim, projetado pelos arquitetos britânicos da Foster&Partners, está pronto e impressionando a todos. Ele tem mais de 1 milhão m2 e, segundo informações, o custo total do projeto foi de mais de 3 bilhões de dólares. O resultado de todo este investimento é um aeroporto gigantesco, ultra-moderno, eficiente, confortável e com acesso a luz natural, uma importante economia para uma construção faraônica como esta.
O aeroporto é tão gigantesco que dá para perder de vista.
O teto é todo em aço com aberturas que garantem uma iluminação interna natural. São 3 quilômetros e meio de extensão de norte a sul do aeroporto. Mas calma, existem esteiras rolantes e condução específica para idosos e portadores de necessidades especiais. Apesar da grandiosidade, este aeroporto foi planejado para ser fácil se locomover por ele. Ninguém se perde.
Tanto na parte externa, como na parte interna ao aeroporto existem colunas vermelhas para lembrar os antigos templos chineses. No teto, são 16 tonalidades de vermelho, que garantem uma leve divisão entre as zonas do aeroporto.
A arquitetura foi inspirada em um dragão chinês, típico da cultura daquele país. Olhando-se de fora do aeroporto, ou com uma visão aérea, nota-se que as curvas do teto causam um efeito de movimento de um dragão chinês e as clarabóias remetem a textura de sua pele.
Na parte interna do aeroporto existem 90 lojas, bares, restaurantes e salas de massagem, tudo para o conforto do passageiro e para o desgaste do bolso. Elementos da cultura chinesa estão espalhados por todo o aeroporto de Pequim.
A chegada já é uma excelente prévia do que o turista vai encontrar no país. O aeroporto receberá mais de 500 mil vôos por ano.
Acredito que as imagens contidas no vídeo abaixo falem mais sobre a grandiosidade desta obra. Conheçam o mais novo dragão chinês!

Fonte: Foster&Partners.

Nenhum comentário: