sábado, 10 de maio de 2008

Sangue menstrual pode reparar o coração

O incômodo que para muitas mulheres representa o ciclo menstrual pode ser compensado no futuro pelo poder de cura de seu sangue, aplicável a corações debilitados. Pesquisadores japoneses estudaram o sangue da menstruação de nove mulheres e se concentraram em um tipo de célula que atua de maneira similar às células-tronco.
Aproximadamente 20% das células menstruais começaram a pulsar espontaneamente três dias depois de serem introduzidos in vitro em células de coração de ratos. As primeiras formaram posteriormente uma espécie de capa própria do tecido muscular do coração.
A proporção de sucesso é 100 vezes maior que a obtida com células-tronco extraídas da medula humana (entre 0,2% e 0,3%), segundo Shunichiro Miyoshi, cardiologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Keio, e um dos autores da pesquisa. As experiências posteriores revelaram que o estado dos ratos que sofreram ataques cardíacos melhorava depois de receber células procedentes do ciclo menstrual.
Miyoshi afirmou que as mulheres podem utilizar o próprio sangue da menstruação. "É possível desenvolver um sistema no futuro próximo que permita às mulheres usarem o sangue para seu próprio tratamento", declarou. Recorrer ao próprio sangue é sempre a melhor maneira de eliminar um dos maiores riscos que apresenta o uso de células: ao se tratar as pacientes, o sistema imunológico não as rejeita.
Miyoshi defendeu que o sangue menstrual poderia ser usado para fazer provisão de um tipo de célula que contem vários sistemas de HLA (antígenos dos leucócitos humanos), chave para o sistema imunológico. Essas células podem ser armazenadas em um tubo do tamanho de um dedo e serem cultivadas quando necessário.
"As células podem ser guardadas por 300 anos", de acordo com o especialista japonês.
Fonte: Último Segundo

Nenhum comentário: