sexta-feira, 30 de maio de 2008

Escolha o computador certo; salve o planeta

Você sabia que os produtos para tecnologia da informação, em particular os computadores, exercem significativo impacto sobre o clima?
Se bem escolhidos, tais produtos podem reduzir em até 80% o impacto sobre o clima! É o que nos informa recente estudo concluído pela TCO Development.

O Gerente de Projetos para o Clima e o Meio Ambiente da TCO Development - Haakan Nordin - afirma que "1 bilhão de monitores de computador em uso por todo o mundo geram 53 milhões de toneladas de CO2 e usam tanta eletricidade quanto o consumo anual da Suécia (10 milhões de cidadãos)".
O resultado do estudo desenvolvido pela TCO Development aponta três passos bem fáceis de serem seguidos que, se aplicados simultanemente, podem dar os excelentes resultados apontados por Haakan. Vejamos:
- escolher equipamentos de computação com base no consumo de energia no modo ativo. Um computador de mesa eficiente em relação à energia, usa até 65 por cento menos energia do que um computador de mesa padrão. Se compararmos os notebooks eficientes com os computadores de mesa avançados usados para CAD/CAM, a diferença é de mais de 1.000 por cento;
- habilitar as configurações de consumo de energia em seu computador. 65 por cento das emissões de CO2 são atribuídas aos computadores que não são desligados ou que não estão com suas funções de economia de energia ativadas. A solução mais simples é usar as configurações de notebook, mesmo quando estiver usando o computador de mesa;
- desligar seu computador quando não estiver em uso. Estudos sobre usuários mostram que o computador médio de um escritório está ligado, mas não está em uso, em mais de 50 por cento do tempo.
O sistema de certificação da TCO torna possívelescolher equipamentos de TI e de escritório que são projetados para benefício tanto do usuário quanto do meio ambiente. A certificação da TCO é reconhecida internacionalmente e os produtos que possuem o rótulo da TCO podem ser encontrados em todo o mundo.
Mais informações, no endereço: http://www.tcodevelopement.com.
FONTE: TCO Development; PR Neswire Brasil.

Nenhum comentário: