quarta-feira, 26 de março de 2008

Grupo brasileiro revela localização de tipo de célula-tronco

Saiu na Folha Online.
Segundo o estudo, publicado na edição deste mês da revista especializada "Experimental Hematology", as células-tronco adultas mesenquimais ficam concentradas nas paredes de todos os vasos sanguíneos, onde funcionariam como fontes de células de reparo e manutenção de vários tecidos.
"Evidências indicavam que estas células estavam distribuídas por todo o organismo, mas ainda não sabíamos exatamente onde estavam localizada", afirma Dimas Tadeu Covas, professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto que liderou o estudo.
Covas explica que a recente descoberta é fruto de uma série outros trabalhos já publicados sobre o assunto. "A primeira publicação data de 2003, quando encontramos a célula na parede do cordão umbilical."
Desde a semana passada, Covas passou a integrar a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
De acordo com o pesquisador, as células-tronco mesenquimais foram definidas inicialmente como originárias de tecidos ósseos, tecidos adiposos e cartilagens. Depois, cientistas também atribuíram a elas a potencialidade de originar tendões e músculos lisos (que formam as paredes dos vasos sanguíneos).
Ao identificar sua localização, o estudo também diferenciou as células-tronco adultas mesenquimais das células-tronco adultas encontradas na medula óssea. "É uma contribuição importante que esclarece uma série de eventos biológicos até então incompreendidos", diz Covas.
A utilização em tratamentos, no entanto, é algo que o cientista diz ser um passo mais adiante. "A primeira conseqüência [da localização] é entender a biologia desta célula, que já era conhecida, mas o 'RG' ainda não estava definido com clareza."
Fonte : FolhaOnline

Nenhum comentário: